Biblioteca

A Biblioteca tem por objetivo facultar aos utilizadores internos e externos o acesso a recursos bibliográficos e outra informação documental, necessários ao estudo e investigação de temáticas relacionadas com a atividade desenvolvida pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, nomeadamente ação social, saúde e educação, entre outras.

 

A Biblioteca da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa disponibiliza aos seus utilizadores a consulta de diversos tipos de espécies bibliográficas.

A Biblioteca da Santa Casa disponibiliza diversos serviços com vista à satisfação das necessidades bibliográficas e informativas dos utilizadores:

  • Consulta local de livros, jornais e revistas;
  • Serviço de referência (consiste no apoio personalizado à execução de pesquisas bibliográficas e à exploração dos recursos informativos de caráter técnico-científico);
  • Empréstimo domiciliário;
  • Empréstimo InterBibliotecas;
  • Reprodução de documentos: os utilizadores podem solicitar a reprodução de documentos, em observância das disposições do Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos e à boa preservação das espécies bibliográficas;
  • Sugestões de aquisição.

 

Recursos Online:

  • Livros da Semana;
  • Boletim de Legislação;
  • Boletim Bibliográfico;
  • Boletim “Ler para Aprender” – Literatura Infantil;
  • Acesso na sala de leitura à Biblioteca do Conhecimento Online (b-on), base de dados que disponibiliza o acesso ilimitado e permanente a textos integrais de mais de 16.750 publicações científicas internacionais de 16 editoras;
  • Catálogos Temáticos.

Gestão e Desenvolvimento de Competências

de Mário Ceitil

Esta obra pretende dar um contributo não só para a clarificação do conceito de competências, como ainda fornecer um conjunto de exemplos concretos de aplicações de metodologias de Gestão de Competências, extraídos de estudos de casos feitos, em contexto académico, em diversas empresas.
O livro é ainda enriquecido com um conjunto de depoimentos de várias personalidades de reconhecida notoriedade na área da Gestão de Recursos Humanos, que dá conta justamente da fértil diversidade de perspetivas que enfocam este promissor campo de investigação e de intervenção organizacionais.

O Diário de Um Mago

de Paulo Coelho

O Diário de Um Mago conta a história da viagem de Paulo Coelho pelo lendário caminho de Santiago de Compostela em busca de uma sabedoria ancestral. Foi uma viagem que transformou a sua vida para sempre e que inaugurou uma excecional carreira como escritor. O Diário de Um Mago revela-nos o caminho para a sabedoria que habita no interior de todos nós.

A Árvore dos Rebuçados

de Rosário Alçada Araújo e Sandra Serra

O Sebastião adorava guloseimas. Um dia, descobriu uma árvore carregadinha de rebuçados no seu quintal. E não é que a árvore lhe fez um desafio! Se o Sebastião entrasse no mundo dela e realizasse as provas que lhe fossem pedidas, receberia todos os rebuçados que quisesse. O Sebastião aceitou o desafio e foi transportado para outra dimensão. Teve de provar uma grande variedade de legumes, teve de ler uma história e até participou nos “Jogos Olímpicos da Vida Saudável”!

Manual de Competências Pessoais, Interpessoais e Instrumentais

de José Gonçalves das Neves, Margarida Vaz Garrido, Eduardo Simões

Neste manual o leitor encontra vinte competências fundamentais para lidar eficazmente com as exigências do dia-a-dia na vida social e no trabalho, tais como, por exemplo, definir objetivos, gerir conflitos, trabalhar em equipa, fazer entrevistas ou procurar emprego.
Dirigido a todos aqueles que nas empresas, universidades e outras organizações procuram aperfeiçoar os seus conhecimentos nestas matérias, este livro é ainda especialmente útil como suporte documental e metodológico na formação e no desenvolvimento de competências profissionais.

Os Nós e os Laços

de António Alçada Baptista

Gonçalo, Teresa, Duarte, Pedro, Isabel e Inês pertencem a uma geração que vive a dramática rutura com a herança ideológica pesada, onde um catolicismo tradicionalista arbitra as regras da existência. Estes protagonistas, embora com as mais diversas filosofias de vida, estão todos eles marcados por uma sociedade bem portuguesa e todos eles, na fragilidade das suas vidas, da sua solidão, se encontram estreitamente ligados às suas existências.

Já é Natal?

de Jane Chapman

O Natal está a chegar e o Ursinho está cada vez mais ansioso! “Já é Natal?” pergunta ele a toda a hora. Mas primeiro há presentes para embrulhar, um bolo para fazer e até a árvore para decorar — há ainda tanto para fazer. Pobre Ursinho, até já duvidava que o Natal alguma vez fosse chegar…

Psicologia da Saúde Ocupacional

de Maria José Chambel

Esta obra, pioneira em Portugal, pretende dar uma perspetiva da Psicologia da Saúde Ocupacional como uma área da Psicologia do Trabalho e das Organizações que se debruça sobre a proteção e a promoção da saúde e do bem-estar dos trabalhadores (National Institute for Occupational Safety and Health – NIOSH).
Este livro tem como principais destinatários todos os que pretendam adquirir ou aprofundar conhecimentos na área da Psicologia da Saúde Ocupacional e, de um modo mais específico, todos os psicólogos que intervêm em contexto do trabalho e das organizações, bem como os estudantes de Psicologia, Recursos Humanos e áreas afins.

Um Oficial em Malta

de Mark Mills

Corre o Verão de 1942. Para os habitantes de Malta, sujeitos a bombardeamentos diários, os Britânicos representam a última linha de defesa contra os Nazis. Max Chadwick, o oficial de informação, tem como função assegurar que os Malteses recebem notícias que fortalecem a sua relação com os Britânicos.
Quando lhe apresentam provas de haver um oficial britânico a assassinar mulheres maltesas, Max tem, melhor do que ninguém, noção das consequências desastrosas que tal revelação acarretaria.

Ninguém dá Prendas ao Pai Natal

de Ana Saldanha

Por momentos, o Pai Natal só conseguia ver papéis de embrulho amarfanhados e laços coloridos que muitos pés, grandes e pequenos, calcavam sem reparar. Estava na sua casa no Pólo Norte e seguia pela televisão a cerimónia do desembrulhar das prendas em todas as casas do mundo.
– Que pena que isto dá! – desabafou, enquanto uma lagriminha lhe deslizava pela face vermelhusca e se lhe ia dependurar da barba comprida.
– Ai que infeliz que eu sou!
Ninguém dá prendas ao Pai Natal.

A Liderança nas Organizações Positivas

de Augusto Nunes

Uma obra edificante para empresas e para o mundo académico que resulta de uma investigação científica, realizada previamente, com seis organizações portuguesas, que divulga a linha condutora que norteia as práticas de algumas organizações de sucesso.
Esta obra salienta os enormes desafios na gestão das organizações e da sua leitura, surgem com naturalidade sugestões para o leitor sobre diferentes estilos de liderança, determinantes para a competitividade organizacional.

Marquesa de Alorna

de Maria João Lopo de Carvalho

Leonor, Alcipe, condessa d’Oeynhausen, marquesa de Alorna – nomes de uma mulher única e invulgarmente plural. Chamei-lhe Senhora do Mundo. Poderia ter-lhe chamado senhora dos mundos. Dos muitos mundos de que se fez senhora. Inconfundível entre as elites europeias pela sua personalidade forte e enorme devoção à cultura, desconcertou e deslumbrou o Portugal do séc. XVIII e XIX, onde ser mãe de oito filhos, católica, poetisa, política, instruída, inteligente e sedutora era uma absoluta raridade.

Os Sapatos do Pai Natal

de José Fanha e Sandra Serra

Ninguém sabe os contratempos que um Pai Natal sofre para levar a tempo e horas todas as prendas que as crianças irão receber, mal abrirem um olhito na manhã de cada dia 25 de dezembro!
Eu era apenas «um poeta guloso, comilão e bem-disposto». Mas um dia, o Pai Natal, o verdadeiro, o que vive na Lapónia – pediu-me que o substituísse naquele ano. E na verdade, eu tinha tudo para ser um ótimo Pai Natal: uma barriga redondinha, bochechas vermelhas e barba branca, e, sobretudo, uma enorme vontade de fazer as crianças felizes.

Envelher Sem Esquecer?

de Jay Ingram

À medida que envelhecemos receamos perder as nossas faculdades. A memória é uma delas, pelo que cada vez mais as pessoas se preocupam em manter uma mente ágil. Há, no entanto, algumas doenças que ameaçam o envelhecimento natural do nosso cérebro, como o Alzheimer.

Miriam: As Filhas de Rashi

de Maggie Anton

Rashi e suas filhas são personagens históricos e viveram em Troyes, no noroeste da França, no século XI. Este livro conta a história de Miriam, sua segunda filha. A história começa na segunda metade do século XI, quando judeus do Norte da França vivem tempos de relações tranquilas com cristãos e negócios a pleno vapor.

Uma História no Outono

de Jill Barklem

Na Aldeia das Amoras, o Outono ia ameno. As amoras estavam maduras, as nozes prontas a serem colhidas, e os ratinhos da Aldeia das Amoras corriam tão atarefados a apanhar amoras, que não repararam na Rosinha. A Rosinha era muito curiosa. Entre as amoreiras ela descobriu um buraco… espreitou… será que entrou? Vamos descobrir?

 

 

 

HORÁRIOS

Dias úteis, das 9:30 às 17:00, ininterruptamente.

 

Encerra sábado, domingo e feriados.

Informações

213 235 285

 

213 235 753

 

E-mail

biblioteca@scml.pt

 

Morada

Largo Trindade Coelho
1200-470 Lisboa

 

 

Pedir informações