Biblioteca

A Biblioteca tem por objetivo facultar aos utilizadores internos e externos o acesso a recursos bibliográficos e outra informação documental, necessários ao estudo e investigação de temáticas relacionadas com a atividade desenvolvida pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, nomeadamente ação social, saúde e educação, entre outras.

 

A Biblioteca da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa disponibiliza aos seus utilizadores a consulta de diversos tipos de espécies bibliográficas.

A Biblioteca da Santa Casa disponibiliza diversos serviços com vista à satisfação das necessidades bibliográficas e informativas dos utilizadores:

  • Consulta local de livros, jornais e revistas;
  • Serviço de referência (consiste no apoio personalizado à execução de pesquisas bibliográficas e à exploração dos recursos informativos de caráter técnico-científico);
  • Empréstimo domiciliário;
  • Empréstimo InterBibliotecas;
  • Reprodução de documentos: os utilizadores podem solicitar a reprodução de documentos, em observância das disposições do Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos e à boa preservação das espécies bibliográficas;
  • Sugestões de aquisição.

 

Recursos Online:

  • Livros da Semana;
  • Boletim de Legislação;
  • Boletim Bibliográfico;
  • Boletim “Ler para Aprender” – Literatura Infantil;
  • Acesso na sala de leitura à Biblioteca do Conhecimento Online (b-on), base de dados que disponibiliza o acesso ilimitado e permanente a textos integrais de mais de 16.750 publicações científicas internacionais de 16 editoras;
  • Catálogos Temáticos.

Proteção à Criança em Tempos de Austeridade

de Manuel Menezes

A presente obra pretende problematizar a prática do Assistente Social no sistema de proteção das crianças em Portugal, no período recente, mediado por um contexto de crise e de austeridade.

A Mão do Diabo

de José Rodrigues dos Santos

A crise atingiu Tomás Noronha. Devido às medidas de austeridade, o historiador é despedido da faculdade e tem de se candidatar ao subsídio de desemprego. À porta do centro de emprego, Tomás é interpelado por um velho amigo do liceu perseguido por desconhecidos.

O Papagaio de Papel Três Estrelinhas

de Stella Onofre

Era uma vez um papagaio. Chamava-se Três Estrelinhas, morava na casa do avô Albino. Era muito macio e levezinho, feito de recortes de papel, de barrinhas de metal, que davam forma ao seu corpo de papagaio, a sua cauda era muito comprida e feita de fio de “náilon”. Acontece que Três Estrelinhas estava farto de estar fechado dentro de uma caixa de papelão. Queria sair de lá, apanhar ar fresco e ser levado pelo vento.

Empreendipédia: Dicionário de Educação para o Empreendedorismo

de Jacinto Jardim e José Eduardo Franco

A educação para o empreendedorismo está na ordem do dia e representa um desafio para a construção das sociedades do futuro, progressivas e ao mesmo tempo mais sustentáveis. Esta obra pioneira apresenta um conjunto abrangente de conceitos, teorias, correntes, obas, figuras e organizações ligados à promoção da educação e da criação de uma cultura e mentalidade empreendedoras.

Areias Movediças

de Arne Dahl

O primeiro livro da nova série do galardoado autor sueco Arne Dahl, protagonizada pelo inspetor Sam Berger e a agente infiltrada do Serviço de Segurança, Molly Blom, abre caminho a uma sequência de policiais em que o enredo escapa aos limites das tradicionais competências da Polícia, concentrando-se mais nas vítimas… e nos assassinos.

O Pássaro da Alma

de Michal Snunit

Obra dirigida a todas as idades. Explicando de forma simples e poética a essência da Alma e a origem das emoções, toca a criança que fomos e o adulto que somos. Imperdível!

Serviço Social na Saúde

de Maria Irene de Carvalho

A relação do Serviço Social com a área da Saúde não é recente, faz parte da própria identidade da profissão de assistente social. Atualmente, os profissionais do Serviço Social desenvolvem atividades no sistema de saúde, nomeadamente, em unidades de saúde familiar, em unidades hospitalares, em cuidados continuados integrados e paliativos, em saúde mental e comunitária, e na promoção da saúde com grupos específicos.

A Mulher de Branco

de Wilkie Collins

Após o seu inquietante encontro com uma mulher vestida de branco, o jovem professor Walter Hartright viaja para Cumberland para dar aulas de desenho às irmãs Laura e Marian. Mas os agradáveis dias em Limmeridge House terminam com a chegada do noivo de Laura e a reaparição da misteriosa mulher de branco com as suas perturbadoras advertências.

As árvores que ninguém separa

de Alice Vieira

As árvores que ninguém separa. Árvores que simbolizam o amor eterno de dois jovens na aldeia Móng-Há, e que se tornou lenda em Macau. Dizem os habitantes desta aldeia que ainda hoje os ramos das árvores nascem entrelaçados uns nos outros, e que nenhum machado os consegue cortar.

Imigração e Direitos Humanos

de Ana Rita Gil

“A imigração é um dos temas mais debatidos da atualidade, suscitando preocupações diversas quanto à sua influência na sustentabilidade do Estado social, no emprego, na população, na identidade cultural e nacional ou na segurança interna e externa. No entanto, a evolução da jurisprudência nacional e internacional tem caminhado no sentido de apontar limites às políticas de imigração.

Escrito na Água

de Paula Hawkins

Nel vivia obcecada com as mortes no rio. O rio que atravessava aquela vila já levara a vida a demasiadas mulheres ao longo dos tempos, incluindo, recentemente, a melhor amiga da sua filha. Desde então, Nel vivia ainda mais determinada a encontrar respostas. Agora, é ela que aparece morta. Sem vestígios de crime, tudo aponta para que Nel se tenha suicidado no rio.

Elefantes não entram

de Lisa Mantchev

A palavra amizade cresce a cada virar de página e os obstáculos e medos superam-se quando os amigos caminham juntos, porque é isso que os amigos fazem uns pelos outros. A multiculturalidade e as várias espécies convivem em harmonia, acrescentando valor ao olhar sobre os outros, questionando sempre a nossa capacidade de aceitar, resolver, fazer, incluir, acolher.

 

 

 

HORÁRIOS

Dias úteis, das 9:30 às 17:00, ininterruptamente.

 

Encerra sábado, domingo e feriados.

Informações

213 235 285

 

213 235 753

 

E-mail

biblioteca@scml.pt

 

Morada

Largo Trindade Coelho
1200-470 Lisboa

 

 

Pedir informações