Misericórdia de Lisboa financia bolsa de Doutoramento em História

A iniciativa nasce de uma parceria entre o Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e a Santa Casa, no âmbito do Programa Interuniversitário de Doutoramento em História: mudança e continuidade num mundo global (PIUDHist).

Até 30 de junho de 2021, estão a decorrer as inscrições para a atribuição da primeira edição da Bolsa de Doutoramento Pedro Almeida Ferreira – Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. A bolsa tem um valor de 6350,00€, correspondente às propinas dos quatro anos do doutoramento.

Financiada pela Santa Casa, a bolsa tem como objetivo apoiar a formação de doutorandos do programa e prestar homenagem ao aluno Pedro Almeida Ferreira (1986-2017), que integrou a sexta edição do PIUDHist e se destacou como um dos doutorandos mais ativos e empenhados deste programa, com vários trabalhos publicados sobre história contemporânea, movimentos sociais e didática da história.

No protocolo celebrado, em novembro de 2020, entre a instituição de ensino superior e a Misericórdia de Lisboa ficou ainda estabelecido que esta atribuição anual de bolsa de estudo decorre em cinco edições, sendo a primeira já para o ano letivo de 2021/2022.

A quem se destina e como se processam as candidaturas?

A bolsa destina-se a estudantes candidatos ao 1.º ano do curso de Doutoramento Interuniversitário PIUDHist, que apresentem o melhor projeto de doutoramento, revelem reconhecido mérito pessoal e académico, relevante empenho cívico e que, por razões de ordem financeira, não possam prosseguir os seus estudos doutorais.

Os interessados em candidatar-se a esta bolsa poderão fazê-lo através do formulário disponibilizado online, no site do programa.

Sobre o PIUDHist

O Programa Interuniversitário de Doutoramento em História: Mudança e Continuidade num Mundo Global (PIUDHist) resulta de uma parceria entre cinco instituições universitárias nacionais: o Instituto de Ciências Sociais e a Faculdade de Letras, da Universidade de Lisboa, o ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, a Universidade Católica Portuguesa e a Universidade de Évora.

Este programa doutoral contempla quatro áreas de especialização definidas segundo um critério temático: dinâmicas sociais e estruturas políticas; instituições e desenvolvimento económico; impérios, colonialismo e pós-colonialismo; movimentos intelectuais e socioculturais.

Mais informações sobre a Bolsa de Doutoramento Pedro Almeida Ferreira – Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, estão disponíveis no website do programa.

  • Bolsa de Doutoramento
  • História