Prémios Nunes Correa Verdades de Faria

Criados em 1987, cumprem a vontade expressa em testamento por Mantero Belard. São entregues, anualmente, a pessoas de qualquer nacionalidade que, em Portugal, tenham contribuído, pelo seu esforço, trabalho ou estudos, nos três âmbitos definidos pelo benemérito: cuidado e carinho dispensados aos idosos desprotegidos; progresso da medicina na sua aplicação às pessoas idosas; progresso no tratamento das doenças do coração.

 

O valor de cada prémio é de € 12.500,00 (doze mil e quinhentos euros) e as candidaturas são apreciadas por um júri composto por personalidades de reconhecido mérito no âmbito da segurança social e da saúde e presidido pelo provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Relativamente ao ano de 2021, o Júri deliberou, por unanimidade, a atribuição dos Prémios às seguintes candidaturas:

GALARDOADOS

Área A “Cuidado e Carinho Dispensados aos Idosos Desprotegidos”
Leonel Francisco Franco, vice-presidente do conselho diretivo do Lar de São José – Fundação de Solidariedade Social, em Torres Vedras.

Área B “Progresso da Medicina na sua Aplicação às Pessoas Idosas”
Enfermeira Ângela Sofia Lopes Simões, doutorada em Enfermagem e especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica e em Enfermagem à Pessoa em Situação Paliativa.

Área C “Progresso no Tratamento das Doenças do Coração”
Professora doutora Maria Júlia Pires Maciel Barbosa, licenciada em medicina e chefe de serviço de cardiologia jubilada no Hospital de São João e professora auxiliar jubilada na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

 

MENÇÕES HONROSAS

Área A “Cuidado e Carinho Dispensados aos Idosos Desprotegidos”
Rute Sónia Loureiro de Moura, licenciada em Educação de Infância e mestre em Sociologia.

Área C “Progresso no Tratamento das Doenças do Coração”
Rui André Quadros Bebiano da Providência e Costa, licenciado em Medicina, atualmente consultor em Cardiologia e Arritmologia Cardíaca no Barts Heart Centre em Londres e professor na University College of London; Sílvia Martins Ribeiro, licenciada em Medicina com a especialidade de Cardiologia.

Edições Anteriores

Prémios Nunes Correa Verdades de Faria 2020
Prémios Nunes Correa Verdades de Faria 2019
Prémios Nunes Correa Verdades de Faria 2018