19 NOV
Igreja de São Roque | 16h30
Instituto Gregoriano de Lisboa
Canto d'alma: Poéticas musicais




Canto d'alma: Poéticas musicais. Canto gregoriano e obras de Nuno da Rocha e Alfredo Teixeira

Mesmo que faça frio * - Nuno da Rocha  com textos de Tolentino Mendonça (do livro A papoila e o monge), obra para coro feminino e piano preparado.

No principio eram as asas - Alfredo Teixeira com textos de Maria Teresa Horta (do livro Anunciações), obra para coro feminino e violoncelo.

Alcippe * - Nuno da Rocha com textos da Marquesa de Alorna (do livro Paráfrase dos cento e cinquenta salmos que compõem o Saltério), obra para cravo, violoncelo, 2 violinos, flauta de bisel e órgão.

* Estreia absoluta



19 NOV
Igreja de São Roque | 21h00
Conservatório Nacional
Faces do Romantismo Alemão




Faces do Romantismo Alemão. Obras de Hiller, Mahler e Schubert

Ao definir o título genérico deste momento musical, para com ele abarcar o conjunto das obras propostas, vimo-nos perante algumas dificuldades. O fio condutor foi determinado pela atmosfera do espaço em que a música será concretizada, sobretudo pela sua dimensão espiritual. 

Assim, a Missa em Sol de Franz Schubert, obra trabalhada no final do ano passado, ao terminar, de certa forma, em anticlímax (convidando mais à reflexão que a uma manifestação mais efusiva), abre o concerto da forma mais adequada ao nosso propósito inicial. Com ela, a comunidade escolar se apresenta na sua plenitude, na comunhão das diversas formações realizadas, dos instrumentos, das vozes e dos agrupamentos, o coro e a orquestra.

A continuação do programa leva-nos a outras facetas do seu denominador comum: de um repertório baseado em autores que podemos englobar no conceito genérico de “romantismo alemão”.