SCML
espaço
Centro de Formação profissional da Aldeia de Santa Isabel
O Centro de Formação Profissional da Aldeia de Santa Isabel, direcionado preferencialmente para jovens oriundos de meios sociais desfavorecidos e sem a escolaridade mínima obrigatória, desenvolve um conjunto de ofertas formativas de dupla certificação no âmbito do Catálogo Nacional de Qualificações, ao abrigo de Despacho Normativo próprio publicado em DR, 2ª série, nº 190 de 2 de Outubro de 2017 (DN nº 15).

O modelo de educação, formação e ação social intergeracional deste Centro distingue-se pela estratégia pedagógica facilitadora da aprendizagem que privilegia a articulação de conteúdos dos programas oficinais e escolares e em que a componente tecnológica é assegurada por um par pedagógico e desenvolvida em oficinas próprias que simulam contextos reais de trabalho.

A grande especificidade do modelo da ASI é precisamente a relação dinâmica e integradora que se estabelece entre as diferentes gerações na vivência comum de experiências enriquecedoras.

Para além da estrutura curricular definida no âmbito da modalidade de educação e formação de jovens, este Centro possibilita a participação dos jovens em atividades de desenvolvimento pessoal e social durante a frequência do curso, entre outras, Dança, Música e Expressão Artística.

Este Centro disponibiliza cursos de dupla certificação que conferem uma certificação profissional de nível 1, 2 e 4 e escolar de 6º, 9º e 12º ano de escolaridade, respetivamente.

Oferta formativa para ao ano letivo 2018/2019:

Percursos de qualificação de nível 1 (percurso formativo de 1 ano, conferindo o 6º ano de escolaridade): Operador de Jardinagem e Reparador de Carroçarias de Automóveis Ligeiros.

Percursos de qualificação de nível 2 (percurso formativo de 2 anos, conferindo o 9º ano de escolaridade): Cabeleireiro de Senhora, Manicura/Pedicura, Cozinheiro, Eletricista de Instalações, Carpinteiro de Limpos, Pintor de Veículos, Pintor de Construção Civil, Operador de Jardinagem, Reparador de Carroçarias de Automóveis Ligeiros, Costureiro Industrial de Tecidos.

Percursos de qualificação de nível 4 (percurso formativo de 2 anos, conferindo o 12º ano de escolaridade): Técnico de Instalações Elétricas.