SCML
espaço
Crianças e Jovens em Perigo
Acolhimento familiar

Acolhimento temporário de crianças cuja família natural não esteja em condições de desempenhar a sua função socioeducativa, promovido por famílias idóneas selecionadas para efeito e tecnicamente enquadradas. O objetivo deste acolhimento é prestar cuidados adequados às necessidades, ao bem-estar e à educação da criança.

Centro de Acolhimento Temporário

Equipamento social que tem por finalidade o acolhimento urgente e transitório de crianças em situação de risco, decorrente de abandono, maus tratos, negligência ou outros fatores.

Lar

Acolhimento de crianças/jovens em estruturas de vida tão aproximadas quanto possível daquelas que tinham em contexto familiar, criando condições para definir o projeto de vida de cada um.

Residência de automização

Espaço para jovens provenientes de lares da SCML que, pela sua idade e perfil, beneficiem de um enquadramento que lhes proporcione ter mais autonomia e responsabilidade.

Equipa de Apoio Técnico ao Tribunal de Lisboa (EATTL)

Equipa multidisciplinar de assessoria ao Tribunal de Família e Menores de Lisboa, no âmbito dos processos judiciais de promoção e proteção, de acordo com a Lei 147/99 e Decreto-lei 332-B/2000.

Equipas de Apoio a Famílias

Equipas multidisciplinares, integradas nas Direções de Ação Social local, que asseguram o acompanhamento contextos familiares em que existam crianças e jovens em risco ou em perigo, com processo na Comissão de Proteção ou no Tribunal.