SCML
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Pessoas Idosas
Apoio Domiciliário

Assegura a prestação de cuidados personalizados no domicílio dos idosos que, por motivo de doença, deficiência ou outros impedimentos, não possam assegurar, temporária ou permanentemente, a satisfação das suas necessidades básicas e/ou as atividades da vida diária.

Apoio Domiciliário Integrado

Esta resposta social realiza-se ao domicílio, integra apoio social e cuidados de saúde e promover a autonomia de pessoas em situação de dependência.

Centro de Dia

Esta resposta social realiza-se num equipamento, prestando serviços que contribuam para a permanência dos idosos no seu meio sociofamiliar.

Estruturas Residenciais para Idosos

Estabelecimento onde são desenvolvidas atividades de apoio social a idosos, através do alojamento coletivo, seja temporário ou permanente, de alimentação, cuidados de saúde, higiene, conforto, fomentando-se o convívio e proporcionando a animação social e a ocupação dos tempos livres dos utentes (Despacho Normativo nº 12/98, de 5 de março).

A admissão e a seleção de candidaturas para um Lar é feita através do Atendimento Social, consoante a área de residência na cidade de Lisboa e critérios de prioridade estabelecidos, tendo em conta a situação de incapacidade em que se encontra o idoso, a sua condição socioeconómica e o seu grau de isolamento.

Residência Assistida

Unidade residencial para idosos autónomos ou com défices de autonomia, com uma equipa interdisciplinar que proporciona um meio seguro e de qualidade, onde é estimulada a participação ativa.

Trata-se de uma resposta intermédia e alternativa em termos habitacionais, tendo em conta a proximidade, que possibilita a preservação e a manutenção dos laços sociais e afetivos do idoso.

Residência Temporária

Estrutura de acolhimento temporário para idosos que necessitem de vigilância sistemática provisoriamente e não de cuidados médicos e de enfermagem permanentes.

Teleassistência

A teleassistência contribui para a redução do isolamento social e da solidão de idosos, estando ou não em situação de dependência, através da escuta ativa e do diálogo, no sentido de melhorar a qualidade de vida e a segurança.

Tem capacidade para 700 pessoas e funciona 24 horas por dia, durante todo o ano, em colaboração com os Serviços de Apoio Domiciliário da SCML e apoiada por um Contact Center, detentor de Certificação de Qualidade.

Pode acontecer a teleassistência encaminhar uma chamada para a assistente social responsável pelo Serviço de Apoio Domiciliário ou, perante uma situação risco ou de emergência, acionar as entidades competentes para uma intervenção de socorro.

Podem beneficiar deste serviço idosos isolados ou dependentes que já sejam clientes dos Serviços de Apoio Domiciliário da SCML.