Atendimento | Acolhimento Social

O atendimento e acompanhamento social é uma resposta dirigida a indivíduos e famílias com objetivo de minimizar e/ou solucionar situações de vulnerabilidade, e é assegurada pelas equipas generalistas e pelas equipas de apoio a situações de 1ª vez.

A intervenção tem um carácter individualizado mas tem em conta a dimensão coletiva, tornando-se o conhecimento e aprofundamento do diagnóstico da comunidade local uma mais-valia e condição relevante para uma intervenção mais consentânea e que permite a adequabilidade à emergência de novos públicos

O acesso poderá ser feito presencialmente ou por telefone com vista à marcação do atendimento. O atendimento social a situações urgentes é garantido diariamente por um técnico de permanência ou de referência nos locais de atendimento.
Tipos de apoio


Rendimento Social de Inserção

Apoio direcionado para indivíduos e famílias em situação de carência económica, constituído por: um contrato de inserção para apoio na integração social e profissional; uma prestação em dinheiro para satisfação das necessidades básicas.

Acesso: Os residentes na cidade de Lisboa deverão solicitar o RSI nos serviços do Instituto de Segurança Social, IP, organismo a quem compete decidir sobre a atribuição deste apoio. A responsabilidade do acompanhamento desta medida é da responsabilidade da SCML, para os residentes na cidade de Lisboa, de acordo com o protocolo celebrado entre as duas instituições.

Cartão de Saúde

Poderá conferir o acesso a um conjunto diferenciado de cuidados de saúde (consultas, vacinação, cuidados de enfermagem...), bem como o acesso a benefícios complementares (medicamentos, próteses e/ou ortóteses, material descartável para incontinentes e produtos dietéticos), de acordo com o regulamento específico em vigor.

Acesso: O cartão de saúde pode ser solicitado por pessoas residentes na cidade de Lisboa, por utentes da SCML, bem como por outros cidadãos ao abrigo de protocolos ou disposições específicas que regulem a matéria.  A proposta de atribuição do cartão de saúde é da responsabilidade dos serviços de Ação Social e Saúde da SCML.

Ajuda Alimentar

A SCML disponibiliza o acesso temporário a refeições confecionadas no sentido de contribuir para a resolução de situações de carência alimentar de pessoas e famílias residentes na cidade de Lisboa.

Acesso: O pedido de ajuda alimentar deve ser efetuado junto do serviço de Acolhimento Social da sua área de residência (conforme mapa acima).

Serviços fúnebres

No âmbito dos seus fins estatutários, de acordo com a tradição cristã e obras de misericórdia do seu compromisso originário, a SCML garante a realização dos serviços fúnebres das pessoas mais desfavorecidas.

Acesso: Este apoio pode ser solicitado por: familiares do falecido; diretor do estabelecimento onde o óbito tiver ocorrido; autoridades administrativas ou policiais; Instituto de Medicina Legal; centros hospitalares; embaixadas.