Arquivo Histórico e Biblioteca

ARQUIVO HISTÓRICO


A documentação histórica da Santa Casa, arrumada em cerca de 3,5 km de prateleiras, é constituída sobretudo por documentos em suporte de papel, pergaminho, por fotografias e registos sonoros.

Cabe ao Arquivo Histórico coordenar e garantir o funcionamento e a guarda dos arquivos definitivo e intermédio da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, que são constituídos, essencialmente, por documentos produzidos e recebidos pela instituição, assim como pela biblioteca de livro antigo. Compete-lhe reunir, organizar, descrever, conservar, divulgar e disponibilizar o acervo documental da instituição e da sua biblioteca histórica.

Este Arquivo recebe massas documentais acumuladas pelos diversos serviços da instituição, fazendo a respetiva avaliação e seleção, nos termos definidos pela Portaria 509/2004 (de 14 de Maio), que aprova o Regulamento Arquivístico da instituição. Este serviço coordena, ainda, o processo de eliminação da documentação sem valor secundário ou histórico, com base nos pressupostos patentes neste diploma legal.

Com o grande terramoto de 1755 e o violento incêndio que se seguiu, a Misericórdia de Lisboa viu destruído grande parte do seu património e documentação. Por esta razão, conservam-se, sobretudo, no Arquivo Histórico, documentos de meados do século XVIII até aos nossos dias.

Serviços

Reprodução de documentos: sujeita a restrições, tendo em conta o tipo de documentos, o estado de conservação ou o fim a que se destina. 

Apoio à pesquisa: o funcionário de serviço na Sala de Leitura pode, quando solicitado, dar apoio aos utilizadores, facultando orientações na pesquisa, informações sobre a documentação e os instrumentos de descrição documental disponíveis, auxiliando também na leitura paleográfica dos documentos. São disponibilizados pontos de acesso à Internet para fins de investigação. 

Visitas guiadas mediante marcação prévia.


HORÁRIOS
Sala Vítor Ribeiro
Todos os dias: 9:30 às 17:00

A requisição de documentos deve ser feita até meia hora antes do encerramento.


INFORMAÇÕES
Largo Trindade Coelho
1200-470 Lisboa

T: 213 235 741

BIBLIOTECA


A Biblioteca tem por objetivo facultar aos utilizadores internos e externos o acesso a recursos bibliográficos e outra informação documental necessários ao estudo e investigação de temáticas relacionadas com a atividade desenvolvida pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, nomeadamente ação social, saúde e educação, entre outras.
A Biblioteca da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa disponibiliza aos seus utilizadores a consulta de diversos tipos de espécies bibliográficas:

Fundo Geral

O Fundo geral é constituído por livros e publicações periódicas dos séculos XX e XXI das áreas de intervenção da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, nomeadamente: ação social, educação, saúde, história das Misericórdias, trabalho e emprego entre outras:
  • Dicionários e enciclopédias gerais e outras obras de referências
  • Publicações periódicas
  • Livros

Fundo do séc. XIX

Coleção de aproximadamente 1000 obras, das áreas da literatura, história de Portugal, religião e da história das Misericórdias.

Estudos técnico-científicos e relatórios de estágio produzidos na SCML

Estudos técnico-científicos produzidos no âmbito do exercício das funções dos Departamentos / Serviços e dos técnicos da Instituição e de relatórios de estágio.

Testamentaria

Coleção de aproximadamente 2000 títulos de monografias e publicações periódicas, com predominância em literatura. Este acervo bibliográfico, encontra-se em fase de tratamento.
INFORMAÇÕES
Largo Trindade Coelho
1200-470 Lisboa
 
T: 213 235 275 | 213 235 285 | 213 235 753
F: 213 235 586
biblioteca@scml.pt

Horário de funcionamento:
Dias úteis, das 9:30 às 17:00
Encerra sábado, domingo e feriados