Educação

Escola Superior de Saúde do Alcoitão (ESSA)


A Escola Superior de Saúde do Alcoitão, instituída pela SCML, é um Estabelecimento de Ensino Superior Particular, pioneiro em Portugal na formação de Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais e Terapeutas da Fala, sendo desde a sua constituição a Escola de referência neste domínio. Leciona os Cursos de licenciatura em Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Terapia da Fala, e possui formação pós-graduada, cujos planos de estudo estão adaptados ao Processo de Bolonha, a partir do ano letivo 2008-2009. Em colaboração com o Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa tem vindo a desenvolver mestrados nas áreas de Terapia da Fala e Fisioterapia. O seu ensino tem sido sempre pautado por elevados padrões de qualidade, aceites internacionalmente, e caracterizado por um equilíbrio entre as componentes académica e prática, desde o primeiro ano dos cursos. Integra mais de 500 alunos e possui um corpo docente com cerca de 100 académicos, e profissionais de saúde, entre os mais qualificados a nível nacional. 



Centro de Formação Profissional da Aldeia de Santa Isabel


O Centro de Formação Profissional da Aldeia de Santa Isabel, direcionado preferencialmente para jovens oriundos de meios sociais desfavorecidos e sem a escolaridade mínima obrigatória, desenvolve um conjunto de ofertas formativas de dupla certificação no âmbito do Catálogo Nacional de Qualificações, ao abrigo de Despacho Normativo próprio publicado em DR, 2ª série, nº 190 de 2 de Outubro de 2017 (DN nº 15).

O modelo de educação, formação e ação social intergeracional deste Centro distingue-se pela estratégia pedagógica facilitadora da aprendizagem que privilegia a articulação de conteúdos dos programas oficinais e escolares e em que a componente tecnológica é assegurada por um par pedagógico e desenvolvida em oficinas próprias que simulam contextos reais de trabalho.

A grande especificidade do modelo da ASI é precisamente a relação dinâmica e integradora que se estabelece entre as diferentes gerações na vivência comum de experiências enriquecedoras.
Para além da estrutura curricular definida no âmbito da modalidade de educação e formação de jovens, este Centro possibilita a participação dos jovens em atividades de desenvolvimento pessoal e social durante a frequência do curso, entre outras, Dança, Música e Expressão Artística.

Este Centro disponibiliza cursos de dupla certificação que conferem uma certificação profissional de nível 1, 2 e 4 e escolar de 6º, 9º e 12º ano de escolaridade, respetivamente.

OFERTA FORMATIVA PARA O ANO LETIVO 2018/2019

Percursos de qualificação de nível 1

Percurso formativo de 1 ano, conferindo o 6º ano de escolaridade: Operador de Jardinagem e Reparador de Carroçarias de Automóveis Ligeiros.

Percursos de qualificação de nível 2

Percurso formativo de 2 anos, conferindo o 9º ano de escolaridade: Cabeleireiro de Senhora, Manicura/Pedicura, Cozinheiro, Eletricista de Instalações, Carpinteiro de Limpos, Pintor de Veículos, Pintor de Construção Civil, Operador de Jardinagem, Reparador de Carroçarias de Automóveis Ligeiros, Costureiro Industrial de Tecidos.

Percursos de qualificação de nível 4

Percurso formativo de 2 anos, conferindo o 12º ano de escolaridade: Técnico de Instalações Elétricas.

INFORMAÇÕES/INSCRIÇÕES
Aldeia de Santa Isabel
Avenida dos Combatentes
Albarraque
2635-029 Rio de Mouro

T: 219 155 932


Front Office
Rua Conde de Ficalho, 4A/B
1700-114 Lisboa

T: 218 413 010

Centro de Educação, Formação e Certificação (CEFC)


Ao CEFC podem recorrer todos os jovens e adultos que estejam interessados em ser orientados para desenvolver competências e aumentar as suas qualificações escolares e profissionais, independentemente da sua situação pessoal e/ou familiar ou do seu nível económico e social, sendo priorizados os grupos mais vulneráveis e desprotegidos da população residente na cidade de Lisboa e concelhos limítrofes.

Acesso ao serviço

As inscrições são efetuadas no Front Office (Rua Conde de Ficalho, nº 4ª, 4B - 1700-114 Lisboa- tel.218 413 010), estrutura responsável pelo acolhimento, triagem, orientação e seleção de todos os jovens e adultos que procuram a integração numa oferta formativa.

PÓLO JOVENS

Cursos de Educação Formação (CEF)

Percursos de qualificação de nível 2 (equivalência ao 9º ano de escolaridade) e nível 4 (equivalência ao 12º ano de escolaridade)

Oferta educativa e formativa
  • Curso de Operador de Informática;
  • Curso de Cozinheiro;
  • Curso de Pasteleiro / Padeiro;
  • Curso de Técnico de Informática - Sistemas.
Critérios de Candidatura

Pessoas com idade igual ou superior a 15 anos, com residência no concelho de Lisboa ou concelhos limítrofes, que reúnam as seguintes condições:
  • Cursos de nível 2 - com o 6º, 7º. 8º ano ou frequência do 9º ano de escolaridade;
  • Cursos de nível 4 - com o 9º, 10º, 11º ano ou frequência do 12º ano de escolaridade.

Cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA)

Percursos de qualificação de nível 2 e certificação escolar de ensino básico (equivalência ao 9º ano de escolaridade)

Oferta educativa e formativa
  • Curso de Operador de Acabamento de Madeiras e Mobiliário
Critérios de Candidatura
  • Pessoas com idade igual ou superior a 18 anos, com residência no concelho de Lisboa ou concelhos limítrofes, com 6º, 7º, 8º ano ou frequência do 9º ano de escolaridade.
Oferta de curta duração
  • Programa ROMI - Dirigido a mulheres de etnia cigana, com idade igual ou superior a 18 anos, e incide essencialmente no desenvolvimento de competências pessoais e sociais, não sendo exigida qualquer habilitação escolar.

PÓLO ADULTOS

Reconhecer, Validar e Certificar as competências adquiridas ao longo da vida

Centro de certificação de competências que se constitui como uma estratégia integrada de formação e qualificação de adultos e tem em vista a obtenção de uma certificação escolar (RVC).

Critérios de Candidatura 
  • Pessoas com idade igual ou superior a 18 anos, não sendo exigida qualquer habilitação escolar.

Cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA)

Percursos de dupla certificação de nível 2 (equivalência ao 9º ano de escolaridade) e nível 4 (equivalência ao 12º ano de escolaridade)

Oferta Educativa e Formativa
  • Curso de Cabeleireiro;
  • Curso de Cozinheiro;
  • Curso Manicura / Pedicura;
  • Curso de Técnico de Ação Educativa.
Critérios de Candidatura
  • Cursos de nível 2 - Pessoas maiores de 18 anos, residentes no concelho de Lisboa ou concelhos limítrofes, com 6º, 7º, 8º ano ou frequência do 9º ano de escolaridade;
  • Cursos de nível 4 - Pessoas com idade superior a 23 anos, residentes no concelho de Lisboa ou concelhos limítrofes, com o 9º, 10º, 11º ano ou frequência do 12º ano de escolaridade.
  • Esta oferta formativa está disponível para pessoas maiores de 18 anos com o 9º ano de escolaridade interessadas em realizar apenas a componente tecnológica dos cursos

Formações Modulares Certificadas e não Certificadas

Oferta Educativa e Formativa
  • Percurso Modular na Área Tecnológica de Agente em Geriatria (acesso com o 9º ano de escolaridade);
  • Percursos Modulares Escolares - B1 (equivalência ao 4º ano de escolaridade), B2 (equivalência ao 6º ano) e B3 (equivalência ao 9º ano);
  • Percursos Modular para a Inclusão;
  • Unidades de Formação de Curta Duração de Formação de Base;
  • Unidades de Formação de Curta Duração de Formação Tecnológica;
  • Unidades de Formação de Curta Duração para Cuidadores informais.
Critérios de Candidatura
  • Pessoas maiores de 18 anos, residentes no concelho de Lisboa ou concelhos limítrofes.

Ofertas de curta duração

Ações de formação que visam promover o desenvolvimento de competências pessoais, escolares e sociais preparatórias para a qualificação escolar/profissional e posterior integração no mercado de trabalho

Oferta educativa e formativa
  • Ser +;
  • Competências Básicas (alfabetização);
  • Espaço de inclusão digital.
Critérios de candidatura
  • Destinam-se a pessoas maiores de 18 anos, residentes, no concelho de Lisboa ou concelhos limítrofes.
INFORMAÇÕES/INSCRIÇÕES
Front Office
Rua Conde de Ficalho, 4A/B
1700-114 Lisboa

T: 218 413 010