Unidades de Saúde

Programa de Saúde Infantil e Juvenil, Programa de Saúde do Adulto/Idoso e Cuidados de Saúde no Domicílio.

É também facultado o acesso a diversas especialidades médicas, a consultas de Psicologia e Nutrição e à Vacinação, segundo o Plano Nacional de Vacinação.

Cuidados de saúde disponíveis

Consultas de Saúde Infantil e Juvenil, Saúde de Adulto/Idoso, atividades de enfermagem e outras. A quem não possa deslocar-se à Unidade de Saúde, os cuidados são prestados no domicílio.

É também facultado o acesso a consultas de Saúde Materna, Planeamento Familiar, Ginecologia e Obstetrícia, Saúde Mental, Estomatologia, Otorrinolaringologia, Oftalmologia, e Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica realizados no âmbito das consultas, e consulta de Nutrição.

Acesso

Para aceder aos cuidados de saúde que são disponibilizados, é necessário ter o Cartão de Saúde da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa que poderá ser solicitado no Atendimento Social de Emergência e nas Unidades do Desenvolvimento e Intervenção de Proximidade.

Existem 4 escalões de comparticipação, mediante a avaliação da situação socioeconómica, que pode ser dispensada a pedido do utente, sendo-lhe atribuído o 4.º escalão. O 1.º escalão permite o acesso gratuito aos serviços de saúde.

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa alargou, a todos os cidadãos, o acesso a cinco Unidades de Saúde Santa Casa, pelo que qualquer pessoa, portuguesa ou estrangeira, que resida, trabalhe ou esteja de passagem por Lisboa, pode aceder aos serviços de saúde disponibilizados em ambulatório, em cinco USSC (Bairro Armador, Bairro Padre Cruz, Castelo, Dr. José Domingos Barreiro e Vale de Alcântara), bastando, para isso, marcar consulta, pelo telefone ou presencialmente.

  • Os interessados podem dirigir-se a uma destas 5 Unidades de Saúde e assim beneficiar do atendimento clínico pretendido, sem que haja necessidade de ser portador do Cartão de Saúde Santa Casa.