Cultura
A promoção da cultura tem sido uma prioridade na atuação da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Museu de São Roque é um dos mais importantes símbolos do seu património cultural, possuindo uma invejável coleção de arte sacra portuguesa. Situado no largo Trindade Coelho, trata-se de um dos mais antigos museus da cidade, com um espólio composto por obras de ourivesaria, paramentaria, escultura, pintura e relicários, agregando ainda o acervo da coleção da Capela de São João Baptista e uma coleção de arte oriental.

Desde que foi fundada em 1498, a Misericórdia de Lisboa, reuniu um vasto património histórico, artístico e documental, do qual se destacam os acervos do Museu e da Igreja de São Roque, classificada como Monumento Nacional em 1910, o arquivo histórico, a biblioteca, o convento de São Pedro de Alcântara, e um conjunto de imóveis com interesse histórico e arquitetónico. Este património resulta, em grande parte, da generosidade de beneméritos que, ao longo dos séculos, confiaram os seus bens à instituição. 

Todos os anos, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa organiza a temporada “Música em São Roque”, um ciclo de música erudita, cuja programação apoia a difusão da música portuguesa, antiga e contemporânea, e incentiva a descoberta do património arquitetónico e artístico da instituição.