Cultura
A promoção da cultura ocupa um papel de destaque na história da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Um dos mais importantes símbolos do seu património cultural é Museu de São Roque que possui uma rica coleção de arte sacra portuguesa.

Situado no Largo Trindade Coelho, é um dos mais antigos Museus da cidade com um espólio composto por obras de ourivesaria, paramentaria, escultura, pintura e relicários, agregando o acervo da coleção da Capela de São João Baptista.

Todos os meses, é aqui apresentada a vida, obra e iconografia de um santo, recorrendo a peças de pintura, escultura e relicários.Esta é apenas uma das iniciativas na área da cultura promovidas pela SCML, uma área que, ao longo dos tempos tem assumido especial relevância. No âmbito da sua atividade cultural, destaca-se ainda o ciclo de Música em São Roque.

Durante mais de 500 anos, a Misericórdia de Lisboa reuniu um vasto e riquíssimo património histórico, artístico e documental do qual se destacam os acervos do museu e da Igreja de São Roque (classificada como Monumento Nacional desde 1910), o arquivo histórico e a biblioteca. 

Parte dos bens culturais da Santa Casa foi doada por beneméritos ou obtida através de heranças ou legados.

Os atuais estatutos da Misericórdia de Lisboa estabelecem que esta instituição tem como objetivos a promoção da educação, da cultura e da qualidade de vida, sobretudo dos mais desprotegidos.