Arquivo Histórico
A documentação histórica da Santa Casa, arrumada em cerca de 3,5 km de prateleiras, é constituída sobretudo por documentos em suporte de papel, pergaminho, por fotografias e registos sonoros.

Cabe ao Arquivo Histórico coordenar e garantir o funcionamento e a guarda dos arquivos definitivo e intermédio da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, que são constituídos, essencialmente, por documentos produzidos e recebidos pela instituição, assim como pela biblioteca de livro antigo. Compete-lhe reunir, organizar, descrever, conservar, divulgar e disponibilizar o acervo documental da instituição e da sua biblioteca histórica.

Através da produção de guias, inventários, catálogos e da elaboração de trabalhos técnico-científicos, o Arquivo Histórico promove e divulga o seu acervo documental. Realiza, também, exposições e apoia a investigação e a publicação de estudos ligados a temas e ações desenvolvidas pela Santa Casa. É ainda responsável pela promoção das boas práticas arquivísticas na instituição, prestando apoio técnico aos arquivos correntes.

Este Arquivo recebe massas documentais acumuladas pelos diversos serviços da instituição, fazendo a respetiva avaliação e seleção, nos termos definidos pela Portaria 509/2004 (de 14 de Maio), que aprova o Regulamento Arquivístico da instituição. Este serviço coordena, ainda, o processo de eliminação da documentação sem valor secundário ou histórico, com base nos pressupostos patentes neste diploma legal.

Com o grande terramoto de 1755 e o violento incêndio que se seguiu, a Misericórdia de Lisboa viu destruído grande parte do seu património e documentação. Por esta razão, conservam-se, sobretudo, no Arquivo Histórico, documentos de meados do século XVIII até aos nossos dias.