Restauro
Destaques
Dia Internacional dos Monumentos e Sítios
A efeméride comemora-se a 18 de abril com o tema "Património Cultural: de geração em geração". A Santa Casa associa-se às comemorações com visitas comentadas ao Museu de São Roque e ao Arquivo Histórico.

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios é celebrado a 18 de abril. A data visa promover os monumentos e sítios históricos e valorizar o património português, ao mesmo tempo que tenta alertar para a necessidade da sua conservação e proteção.

O tema de 2018 é " Património Cultural: de geração em geração".Neste dia decorrem várias iniciativas para celebrar a data. A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa preparou duas visitas comentadas: ao Arquivo Histórico, por Carolina Capucho, conservadora restauradora, e ao Museu de São Roque, por Silvia Linhares, conservadora restauradora.

Programa Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

18 de abril

10h30
A ALIANÇA DO PASSADO E DO FUTURO


Carolina Capucho, Conservadora Restauradora do Arquivo Histórico

O Arquivo Histórico tem a responsabilidade de guardar os registos de mais de meio milénio de vida da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Serão dadas a conhecer ações que nos permitem garantir a longevidade deste acervo documental, desde o uso da trincha ao Reemay®.

14h30
MUSEU DE SÃO ROQUE. ACÇÃO (IN)VISÍVEL

Silvia Linhares, Conservadora Restauradora do Museu de São Roque

A salvaguarda do património cultural num museu faz-se diariamente através de acções de conservação preventiva. Estas podem ser simples e abrangentes ou complexas e específicas. Apesar de serem geralmente invisíveis para o visitante, quando bem implementadas os seus resultados tornam-se visíveis, permitindo a fruição deste património pelas gerações futuras. Através de uma visita informal ao Museu de São Roque, pretendemos dar a conhecer algumas das acções preventivas aqui implementadas.

Participação gratuita mediante marcarão prévia
Max. 20 participantes

Marcações/ Informações
Serviço de Públicos e Desenvolvimento Cultural
Direção da Cultura da SCML
Tel. 213240869/867/889

12 de abril de 2018
Facebook