Igreja de São Roque - encarte
Destaques
Música regressa a São Roque
A 29.ª edição da Temporada Música em São Roque, promovida pela Direção da Cultura da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), começa dia 20 de outubro, prolongando-se até 19 de novembro.

Durante quase um mês, Lisboa será palco daquele que é já considerado um dos eventos mais importantes de música erudita do país. Ao todo, a cidade receberá 12 concertos, distribuídos pelas Igrejas de São Roque, de São Pedro de Alcântara e pelo Mosteiro de Santos-o-Novo.

Esta Temporada conta com algumas das mais importantes orquestras e coros do panorama de música clássica nacional, como é o caso do Coro Gulbenkian, que abre o evento com o concerto De Profundis, que inclui obras de Carrapatoso, Pinho Vargas, Verdi e Pärt, entre outros.

Também marcarão presença no evento o Coro Casa da Música, que interpretará o concerto Magnum Mysterium; os agrupamentos musicais Ensemble MPMP, Americantiga Ensemble e 33 Ânimos, o Coro Gregoriano de Lisboa e Pedro Caldeira Cabral, com o concerto La Batalla, entre outros.

Sendo um dos grandes objetivos da Temporada Música em São Roque apoiar a música nacional, merecem também destaque os concertos inteiramente dedicados à música portuguesa, interpretados pelos agrupamentos L'Effetto Ensemble (que inclui uma obra de Nuno Côrte-Real em estreia absoluta) e pela Orquestra de Câmara de Sintra, com a estreia moderna da obra Salome, Madre de' sette martiri maccabei, de João Cordeiro da Silva.

O programa desta edição tem também um dia dedicado aos talentos emergentes, com as atuações de crianças e jovens do Conservatório Nacional e do Instituto Gregoriano de Lisboa. 

À semelhança do ano anterior, e a pensar nas famílias com filhos, decorrerão, paralelamente aos concertos, ateliers infantojuvenis dedicados à música. 

Será também dada continuidade às visitas guiadas aos espaços onde decorrem os concertos- Igreja e Museu de São Roque, Mosteiro de Santos-o-Novo e Convento de São Pedro de Alcântara, promovendo a descoberta pelo público do património arquitetónico e artístico da Santa Casa.

Os bilhetes para os espetáculos podem ser adquiridos na bilheteira do Museu de São Roque, a partir de 3 de outubro, por três euros. O bilhete dá acesso a visitas guiadas ao espaço, mediante inscrição prévia e vagas disponibilizadas. 

A 29.ª edição da Temporada Música em São Roque volta a reforçar o posicionamento da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa no apoio à música portuguesa, ao mesmo tempo que divulga o seu património histórico e artístico.

Mais informações sobre a Temporada em http://www.scml.pt/pt-PT/29tmsr/

10 de outubro de 2017

Facebook