conferência ESSA
Destaques
O impacto das políticas sociais
Esta foi a ideia-chave do discurso do professor Manuel Carvalho da Silva, numa conferência que aconteceu esta quinta-feira, 20 de abril, na Rua das Taipas, em Lisboa.

“Políticas Sociais em Portugal” foi o sexto tema de um ciclo de conferências, organizado pelo Departamento de Política e Trabalho Social, da Escola Superior de Saúde do Alcoitão (ESSA). O encontro, que decorreu esta quinta-feira, 20 de abril, teve como orador convidado Manuel Carvalho da Silva, professor da Universidade Lusófona.

A iniciativa contou com as presenças do vice-provedor da Misericórdia de Lisboa, Edmundo Martinho, e do diretor da Escola Superior de Saúde do Alcoitão, Rui Ribeiro. De salientar, a significativa participação da comunidade académica, de profissionais da Santa Casa e de entidades parceiras, configurando ao debate e à reflexão interesse e diálogo.

Maria da Luz Cabral, coordenadora do Departamento de Política e Trabalho Social, agradeceu a presença de Manuel da Silva Carvalho, também investigador do Centro de Estudos Sociais. 

 “A democracia tem perdido a densidade muito pela desproteção e secundarização dos direitos fundamentais adquiridos em sistemas democráticos como o português”, começou por dizer o orador.

“Hoje estamos numa lógica de aceitação que, nas sociedades, tenha que existir uma estratificação da riqueza e da distribuição da mesma em oposição a uma política de igualdade” continuou Carvalho da Silva. A crise que assolou Portugal, no final da década passada, reduziu o poder económico das famílias e traduziu-se numa “crise de identidade coletiva, onde é necessário entender que os direitos sociais não são direitos ocasionais”, explicou.

Carvalho da Silva defendeu, ainda, que “é necessário renovar o compromisso individual e coletivo, tratar positivamente o aumento da esperança média de vida, as mulheres no trabalho e na sociedade, reformular e criar novos compromissos entre o Estado, as instituições e as organizações”.

A próxima conferência deste ciclo, que terá como oradores principais o fisioterapeuta Telmo Firmino, do Sport Lisboa e Benfica e os antigos jogadores do clube encarnado, Nuno Gomes e Carlos Lisboa, será subordinado ao tema “Papel do fisioterapeuta no desporto profissional e de alta competição” e está marcado para dia 27 de abril, na ESSA, em Alcoitão.

20 de abril de 2017

Facebook