Igreja de São Roque visita
Destaques
Prémios APOM distinguem Santa Casa

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa foi distinguida com um prémio na categoria de Extensão Cultural, atribuído pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM).

 

A cerimónia da atribuição dos Prémios APOM 2017 realizou-se na passada sexta-feira, 9 de junho, no Museu Nacional Soares dos Reis, no Porto.

 

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) foi galardoada com um prémio APOM na categoria de Extensão Cultural, pelos seus variados itinerários pedestres e de bicicleta, realizados pelo Serviço de Públicos e Desenvolvimento Cultural (SPDC).

 

Trata-se de um conjunto de quatro percursos pedestres e um de bicicleta realizados em Lisboa que remetem para a História, a Memória e o Património da Instituição.

 

As Sedes da Santa Casa é o primeiro destes itinerários, levando o visitante a percorrer os locais onde a Misericórdia de Lisboa esteve sediada ao longo do tempo: (Capela da Terra Solta,  Igreja da Conceição e São Roque).

 

Os Edifícios da Companhia de Jesus centra-se na presença da Companhia de Jesus em Lisboa, Ordem religiosa cuja história se cruza com a da Misericórdia (Coleginho, Hospital de São José, Cotovia e Igreja de São Roque).

 

Já o terceiro itinerário desenvolve-se em torno dos Jazigos da Misericórdia de Lisboa no Cemitério dos Prazeres. Trata-se de um conjunto patrimonial de grande relevância histórica e artística que inclui alguns exemplares notáveis da arte funerária dos séculos XIX e XX e que testemunha a ação benemérita de muitos particulares a favor da Santa Casa.

 

Por sua vez, os Azulejos centra-se no património azulejar de São Roque e Convento de São Pedro de Alcântara.

 

Por último, um percurso que leva o público a conhecer os antigos Recolhimentos da Capital em bicicleta.

 

A APOM, entidade dedicada à museologia, atribui os prémios anualmente, desde 1997, a museus, projetos, profissionais e atividades desenvolvidas no setor. Os prémios são referentes ao ano anterior à atribuição.

 

12 de junho de 2017

Facebook