Apresentação Santa Casa Challenge
Destaques
Um desafio para o futuro
A Santa Casa apresentou publicamente os desafios lançados na segunda edição do concurso de inovação social digital da Misericórdia de Lisboa.

A sede da Microsoft, em Lisboa, recebeu esta quarta-feira, 13 de setembro, a apresentação pública dos desafios do Santa Casa Challenge. A segunda edição do concurso tem as candidaturas abertas até 30 de novembro.

Edmundo Martinho, vice-provedor da SCML, lembra que o Santa Casa Challenge lança desafios em áreas "ligadas à missão central da Santa Casa". O objetivo, explica, é perceber "de que forma é que esta capacidade criativa pode ajudar a SCML a fazer melhor o seu trabalho e a acompanhar os ritmos e exigências destes tempos".

A apresentação dos desafios ficou a cargo de responsáveis da instituição: a diretora do Departamento de Empreendedorismo e Economia Social, Alexandra Rebelo (Economia Social), o diretor de Infância, Juventude e Família, Rui Godinho (Ação Social), a diretora da Cultura, Margarida Montenegro (Cultura), a diretora do Departamento de Gestão Imobiliária e Património, Helena Lucas (Património) e a Enfermeira Diretora da Direção de Saúde, Maria Manuela Marques (Saúde).

Os desafios passam pelo seguinte: apresentar soluções tecnológicas para promover a autonomia de jovens e adultos condicionados na realização das atividades de vida diária (Ação Social); apresentar o património cultural da SCML de forma integrada e contextualizada, de modo a ser conhecido e acessível a todos os tipos de públicos (Cultura); facilitar a interação entre empreendedores e mentores através de aplicações ou dispositivos online (Economia Social); dar a conhecer a origem e valor social da obra e projetos de reabilitação do património da Santa Casa através de uma solução digital (Património); e como transmitir diariamente, e de uma forma lúdica, dicas e mensagens sobre saúde e estilos de vida saudáveis aos colaboradores e utentes da Santa Casa (Saúde).

Os vencedores da edição de 2016 falaram sobre os seus projetos e explicaram em que ponto se encontram. Pedro Duarte, diretor de Legal and Corporate Affairs da Microsof Portugal, foi o anfitrião do encontro e explicou que é “com grande honra que a Microsoft recebe este evento” e se associa à Santa Casa no concurso de inovação social digital. 

As soluções vencedoras em cada uma das áreas recebem um prémio de 5 mil euros e um Alpha Pack Web Summit 2018. Como aliciante há ainda a possibilidade, caso se verifique oportuno e adequado, das candidaturas vencedoras poderem testar um projeto-piloto na instituição.

As candidaturas devem ser submetidas até 30 de novembro Até 30 de novembro em www.santacasachallenge.pt, através do preenchimento e submissão do formulário de candidatura e upload de um vídeo com a duração máxima de três minutos, que descreve a solução/ideia tecnológica inovadora. 
 
13 de setembro de 2017



Facebook