[vazio]
Destaques
Um espaço de todas as idades
Vai nascer em Campo de Ourique um novo equipamento com Academia de Atividades, Residência Assistida e Centro de Dia, que passará a integrar o Projeto Espaços InterAge, do Programa “Lisboa, Cidade de Todas as Idades”.

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, e o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), Edmundo Martinho, visitaram esta sexta-feira, 9 de março, as obras de reabilitação de um edifício na Rua Ferreira Borges, Campo de Ourique.

Esta obra implica um investimento de cerca de 1,5 milhões de euros da SCML. Neste espaço nascerá um novo equipamento com as valências Academia de Atividades e Residência Assistida, incluindo também um Centro de Dia, que passará a integrar o Projeto Espaços InterAge, do Programa Lisboa, Cidade de Todas as Idades.

Fernando Medina sublinhou que esta obra “marca o arranque do mais ambicioso projeto que a SCML e a CML têm” na área do Envelhecimento, defendendo que “deve ser a cidade a adaptar-se às pessoas e não o contrário”. O presidente da CML lembra que com o programa Lisboa, Cidade de Todas as Idades.pdf “queremos manter as pessoas ativas e, assim, a cidade também vai beneficiar da sua autonomia”.

Para o provedor da SCML “este projeto simboliza o que pretendemos fazer em conjunto com a autarquia”, no sentido de “dotar a cidade de respostas mais qualificadas e, sobretudo, mais aberta à comunidade”. Edmundo Martinho explica que “o nosso compromisso é dotar Lisboa de respostas concretas para todas as idades e gerações”.

O projeto contempla as seguintes valências: Academia de Atividades e Residência Assistida (num total de nove: quatro residências no piso 3 e cinco residências no piso 4); está prevista a reinstalação da Residência Assistida Carlos da Maia e do Centro de Dia Stº Condestável. Este Centro de Dia passará a integrar o Projeto Espaços InterAge, enquadrado no Programa Lisboa Cidade de Todas as Idades.

Galeria de Fotografias

Lisboa, Cidade de Todas as Idades

O programa, apresentado pela SCML e pela CML no início de fevereiro, assenta em 3 eixos: vida ativa, vida autónoma e vida apoiada. Lisboa, Cidade de Todas as Idades pretende diminuir o isolamento social dos idosos que vivem em Lisboa e que constituem um quarto da população da cidade, com o maior e mais ambicioso programa de investimento na rede de cuidados, apoio domiciliário ou a requalificação do espaço público, tornando-o mais amigo dos idosos.

Entre as medidas do programa, destaque para a Teleassistência, Projeto Espaços InterAge, alargamento da cobertura de apoio domiciliário, aumentar e melhorar a prestação de cuidados de saúde básicos, coordenados com o apoio social, à população necessitada de Cuidados Continuados mas com autonomia para habitar em casa própria, estando prevista a criação de 8 equipamentos com Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas e Cuidados Continuados, que tem por objetivo a criação de mil vagas.

9 de março de 2018
Facebook