Inter-Gerações
"A humanidade, a sensibilidade e toda a discrição têm que ser o apanágio do trabalho que vão desenvolver."
"Costuma-se dizer que num trabalho, seja ele qual for, se se salvar uma vida já vale a pena e não desistam."
"Se houver mais uma porta lá em cima que vocês achem que pode estar alguém, vão lá bater."
O Provedor
Pedro Santana Lopes

Motivações para o Programa Inter-Gerações 
  • Cerca de 60% da população idosa vive só, ou em companhia exclusiva de pessoas também idosas, este fenómeno aumentou 28% nos últimos dez anos;
  • Calcula-se que mais de 92% das pessoas com mais de 65 anos residentes em Lisboa estão inativas, o que acentua o seu isolamento e solidão.
  • Porque a partilha não tem idades.
  • O nosso objetivo é com o programa Inter-Gerações ajudar os mais jovens e os mais velhos. 
O que é o Programa

É um projeto de âmbito social, que pretende apostar na prevenção de situações de isolamento de idosos residentes na cidade de Lisboa.

A Santa casa da Misericórdia de Lisboa, em parceria com as Juntas de Freguesia de Lisboa e em articulação com a Câmara Municipal de Lisboa, e em colaboração com paróquias, instituições, coletividades e comércio local, vai identificar casos de isolamento procurando depois, encontrar as melhores, mais céleres e eficazes respostas.
 
Como funciona 

A partir de Março durante 3 meses, 57 jovens recém-licenciados irão percorrer os bairros lisboetas, rua a rua, prédio a prédio, para inquirir os idosos sobre os problemas e dificuldades que enfrentam diariamente.

Estes inquéritos permitirão identificar as situações de isolamento e de abandono que são vividas por milhares de idosos.

Ao mesmo tempo, será garantido um novo emprego a dezenas de jovens portugueses que estavam desempregados e sem perspetivas profissionais.

Com o programa Inter-Gerações, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa irá oferecer uma nova esperança aos idosos e aos jovens.

As boas causas não têm idade. E a santa casa da Misericórdia de Lisboa luta por boas causas: as pessoas.