Agenda
“Ciclo da Compaixão”
24/Fevereiro (SÁB)
15h00 

Conferência e visita guiada temática

“A Compaixão e a Filosofia”, Professor Doutor José Manuel Alves

Em colaboração estreita com o Serviço de Públicos e Desenvolvimento Cultural, da Direção da Cultura da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, irá a Associação de Professores de Filosofia promover um ciclo dedicado à compaixão cujo início ocorrerá em Fevereiro de 2018.
 
Sendo a Misericórdia de Lisboa uma instituição promotora da compaixão ativa pelo semelhante e tendo generosamente mostrado disponibilidade para dar ao tema um tratamento filosófica que permita enquadrá-lo no que tem sido a sua evolução, como produto por excelência, da Razão Pura no seu uso Prático, numa referência a Kant, quando o filosófo de Konigsberg colocava a lei moral como algo que deve poder ser tomado como legislação universal.

Com esse espírito, propomo-nos tratar o tema em três passos essenciais. 

Num primeiro, a ocorrer já em 24 de Fevereiro, iremos, através do representante da APF, José Manuel Marques, dimensionar a evolução do conceito de compaixão na história do pensamento Ocidental, desde a antiguidade pré cristã até à importante revolução operada pela noção de próximo e daí aos nossos dias, com a recente dimensão de perdão ativo trabalhada por Paul Ricouer.
   
 A segunda sessão ocorrerá em abril, a 28 e seria dedicada à compaixão na tradição espiritual do mundo não cristão. Seria sob a forma de painel e contaria com um representante do budismo, um do hinduísmo e outro do Islão. Os nomes que pensámos e que estão para já confirmados, seriam respectivamente: Paulo Borges, José Manuel Anacleto e o Khalid Jamal.

A terceira sessão, a 3 de junho, será de novo um painel mas desta feito dedicado à Praxis da compaixão e contaria com duas pessoas da Santa Casa que iriam desenvolver uma reflexão sobre a compaixão como ato concreto no terreno.

PONTO DE ENCONTRO: Museu de São Roque, Largo Trindade Coelho, Lisboa

A participação é gratuita, mediante inscrição prévia.

Informações e inscrições
Serviço de Públicos e Desenvolvimento Cultural
Direção da Cultura 
Tel.: 213 240 869/ 887/889

Facebook