SCML
espaço
Perguntas Frequentes
  • Como e onde posso fazer inscrição para Creche, Jardim-de-infância ou Creche Familiar?
    Os pedidos de inscrição para as Creches, Creches familiares ou Jardins de Infância da SCML devem ser apresentados pelas famílias no próprio equipamento ou no serviço de Atendimento Social da sua área de residência. As inscrições decorrem durante todo o ano.

    Os critérios de admissão são, por ordem de prioridade, os seguintes:
    • Crianças em situação de perigo, de acordo com o disposto no artigo 3.º do anexo à Lei n.º147/99, de 1 de Setembro, que aprovou a Lei de Proteção de Crianças e Jovens em Perigo;
    • Agregado familiar residente na zona de influência da Creche com precariedade socioeconómica;
    • Criança a frequentar Lar ou Acolhimento Familiar da SCML (critério exclusivo para Jardim de Infância);
    • Agregado familiar residente na zona de influência da Creche, em situação de precariedade socioeconómica, com indisponibilidade para assegurar o cuidado das crianças durante o período laboral;
    • Crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE) de carácter permanente, de acordo com o artigo 19.º do Decreto-Lei n.º 3/2008, de 7 de Janeiro;
    • Irmão a frequentar o mesmo Estabelecimento;
    • Agregado familiar residente em Lisboa*, em situação de precariedade socioeconómica, e a trabalhar na zona de influência da Creche;
    • Transferência de outra Creche/ Jardim de Infância da SCML e/ou transição de Creche ou Creche Familiar.
    *Apenas não aplicável aos Estabelecimentos de Infância integrados do ISS, IP, por Acordo de Gestão,  situados fora do Concelho de Lisboa:

    Instituto da Sagrada Família - São Domingos de Rana - o âmbito de atuação corresponde à população residente e/ou que trabalhe nas freguesias do Concelho de Cascais: Parede, Carcavelos, S. Domingos de Rana.

    Centro Infantil da Parede - Parede - o âmbito de atuação corresponde à população residente e/ou que trabalhe nas freguesias do Concelho de Cascais: Parede, Carcavelos, S. Domingos de Rana, S. Pedro do Estoril, S. João do Estoril, Estoril e Cascais.

    Centro Infantil de Odivelas - Odivelas - o âmbito de atuação corresponde à população residente e/ou que trabalhe nas freguesias do Concelho de Odivelas: Odivelas, Famões, Olival Basto, Póvoa de Sto. Adrião, Caneças.

    Para mais informações, consulte:


  • Como e onde posso fazer inscrição para Lar de Idosos?
    A inscrição na valência de Lar de Idosos da SCML é feita através do serviço de Atendimento Social da sua área de residência.

    As prioridades para o acolhimento em lar de idosos, com preferência para os utentes que reúnam o máximo de requisitos, são:
    • Ser idoso tutelado pela SCML
    • Ter idade igual ou superior a 65 anos
    • Encontrar-se numa situação de isolamento por razões de inexistência de família ou de rutura/desajustamento familiar grave
    • Encontrar-se numa situação de incapacidade física ou psíquica
    • Insuficiência de recursos materiais e financeiros
    • Não existir a possibilidade de ser dado outro tipo de resposta alternativa para a situação concreta do utente, nomeadamente, apoio domiciliário
    • Não sofrer de anomalia psíquica grave ou profunda que prejudique o regular funcionamento do estabelecimento e o convívio com todos os utentes, apresentando, para o efeito, o respetivo atestado médico.
  • Como e onde posso fazer inscrição para Centro de Dia?
    Para inscrever-se nos centros de dia da SCML, deverá dirigir-se ao Centro de Dia ou ao serviço de Atendimento Social da sua área de residência. Os centros de dia destinam-se preferencialmente a pessoas com mais de 65 anos, ou com idade inferior que se encontrem em situação de isolamento.

    Proporcionam aos seus utentes serviços (refeições, lavandaria, lazer, etc.), bem como atividades de carácter recreativo, cultural e artístico (grupos corais, passeios e visitas culturais, ações de esclarecimento e formação, entre outras), de forma a proporcionar uma convivência saudável e participativa, de acordo com os interesses e aptidões de cada um.

  • Como e onde posso fazer inscrição para Apoio Domiciliário?
    Para inscrição no Apoio Domiciliário da SCML deverá dirigir-se ao serviço de Atendimento Social da sua área de residência.

    A admissão na valência de apoio domiciliário é feita de acordo com os seguintes critérios:
    • Pessoas que se encontrem numa situação de incapacidade física e/ou psíquica a necessitar de apoio para a satisfação das suas necessidades básicas e/ou das atividades da vida diária
    • Inexistência ou insuficiência de apoio familiar, rutura e/ou desajustamento familiar.
  • Tenho um problema de natureza social e económico e preciso de ajuda/informação/orientação.
    Para ajuda, informação ou orientação de problemas de natureza social e/ou económico deverá dirigir-se ao serviço de Atendimento Social correspondente à sua área de residência e marcar uma entrevista.
  • Como posso ser ama de uma creche familiar da SCML?
    Os candidatos ao exercício da atividade de ama de uma creche familiar da SCML podem inscrever-se junto da creche familiar da sua área de residência ou dirigir-se à Direção de Recursos Humanos da SCML (Largo Trindade Coelho, 1200-470 Lisboa).

    Para mais informações, consulte:

  • Onde posso inscrever-me nos Cursos de Formação Profissional da Santa Casa?
    Os interessados em obter orientação para, posteriormente, frequentar cursos de educação e formação de jovens (a partir de 15 anos) ou de adultos devem inscrever-se presencialmente ou através de uma pré-inscrição no Front-Office do CEFC - Centro de Educação, Formação e Certificação (Polo de Adultos) ou no CEFC - Centro de Educação, Formação e Certificação - Centro Multicultural (Polo de Jovens):

    Horário de Atendimento:
    • Atendimento no CEFC - Polo de Adultos: 2ª e 5ª feira, 09:00h-12:00h, 14-16.30h e 2ª feira18:00h-20:30h
      CENTRO DE EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO E CERTIFICAÇÃO
      Rua Conde de Ficalho, n.º 4ª e 4B, 1700-114 Lisboa
      Tel. 218 413 010 / cefc@scml.pt
    • Atendimento no CEFC - Polo de Jovens: 2ª feira, 09:00h-12:00h; 5ª feira14:00h-17:00h
      CENTRO DE EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO E CERTIFICAÇÃO - CM
      Rua Vasco Botelho Amaral, Lote 1 e 2 (Lojas), 1500-616 Lisboa
      Tel. 217 721 020 / cefc@scml.pt
  • Onde posso fazer o processo de Reconhecimento Validação e Certificação de Competências?
    Para fazer o processo de Reconhecimento Validação e Certificação de Competências na SCML, deve inscrever-se no Front Office - Atendimento no CEFC – Polo de Adultos: 2ª e 5ª feira, 09:00h-12:00h, 14-16.30h e 2ª feira18:00h-20:30h, Rua Conde de Ficalho, n.º 4ª e 4B, 1700-114 Lisboa

    Tel. 218 413 010 / cefc@scml.pt

  • Como posso saber se a Santa Casa tem casas para arrendar e quais os procedimentos?
    Contactar a Unidade de Benemerências e Activos
    Tel.: 213 235 860
    E-mailarrendamentos@scml.pt
  • Quais são os procedimentos para entregar um donativo em dinheiro?
    1. O interessado pode dirigir-se diretamente à Tesouraria da SCML (Largo Trindade Coelho), entregando  a quantia pretendida, em cheque ou numerário, sendo-lhe emitido o respetivo recibo, pela Direção Financeira.
    2. Se pretender entregar um donativo em cheque ou vale postal, deverá remete-lo em carta dirigida  à Tesouraria da SCML, recebendo na volta do correio o respetivo recibo.
    3. Quando o interessado desejar que o seu ato de doação seja anónimo, poderá dirigir-se, também, a um balcão da CGD e fazer o respetivo depósito ou transferência bancária para a conta da SCML com o NIB 0035.0697.0000.5993903.07 da Rua do Ouro em Lisboa.
  • Quais são os procedimentos para Doação de Imóveis?
    O interessado envia uma carta ou e-mail (patrimonio@scml.pt) ao Departamento de Gestão Imobiliária e Património, demonstrando interesse na doação e identificando o imóvel, titulares da propriedade e a eventual existência de ónus ou encargos. A isto junta cópia da caderneta, certidão da conservatória e licença de utilização respetiva.

    Após o envio destes documentos, será feita uma avaliação ao imóvel, para efeitos de tomada de decisão, que será posteriormente comunicada ao proponente.
  • Sou arrendatário/a da SCML e gostaria de alterar o modo de pagamento da renda para Sistema de Débitos Directos (SDD). Qual é o procedimento adequado?
    Poderá contactar a Unidade de Benemerências e Activos (Tel. 213 235 239 ou e-mail: arrendamentos@scml.pt), ou activar a sua Autorização de Débito em Conta (ADC) em qualquer caixa multibanco ou junto do seu Banco (não tem qualquer custo associado), cujos dados constam dos recibos enviados mensalmente.
  • Quais são os procedimentos para doar roupas, eletrodomésticos, móveis e outros bens?
    Deverá ser contatada a Unidade de Benemerências da Direção de Gestão Patrimonial (DIGP), através dos seguintes contatos: telefone 213 235 281/ 213 235 531,  ou e-mail: patrimonio@scml.pt, para uma melhor identificação dos bens em causa, e para obter a informação relativa à sua eventual aceitação e local de entrega.
  • A fração da SCML, da qual sou arrendatário/a apresenta alguns problemas que requerem intervenção urgente. O que devo fazer?
    Deverá contactar a Unidade de Benemerências e Activos (Tel. 213 235 239 e e-mail: patrimonio@scml.pt; Largo Trindade Coelho, 1200-470 Lisboa), descrevendo a situação por escrito (e-mail ou carta), para que os Serviços possam adoptar as medidas adequadas ao problema.
  • A Santa Casa tem Unidades de Saúde distribuídas pela cidade de Lisboa? A qual me devo dirigir?
    A Santa Casa integra uma rede de 6 Unidades de Saúde localizadas nos bairros da Ajuda/Alcântara, Armador, Boavista, Castelo, Marvila e Padre Cruz, da cidade de Lisboa. Poderá dirigir-se a qualquer uma delas, devendo, preferencialmente, deslocar-se à unidade da sua zona de residência. 
  • Que valências e especialidades existem nas Unidades de Saúde da Santa Casa e a quem se destinam?
    Todas as Unidades de Saúde da Santa Casa têm como valências-base a Materno-Infantil (que inclui Saúde Materna, Saúde Infantil e Juvenil, e Planeamento Familiar) e Saúde Adulto/Idoso. São ainda disponibilizadas as especialidades de Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Estomatologia e Psiquiatria.

    Os cuidados de saúde poderão ser prestados a pessoas residentes na cidade de Lisboa, a trabalhadores, reformados e seus familiares e a utentes de equipamentos sociais da Santa Casa, que, para o efeito, deverão possuir o Cartão de Saúde da SCML. O cartão poderá ser solicitado na Unidade de Saúde da sua área de residência.
  • Como funciona o Apoio Domiciliário a idosos da Santa Casa? Também têm médico?
    No âmbito da Saúde, o Apoio Domiciliário é prestado pelos profissionais de Saúde da SCML. Dele fazem parte, designadamente, os médicos que se deslocam aos lares de idosos e a outros equipamentos sociais da SCML, de acordo com as necessidades transmitidas pelos responsáveis daqueles equipamentos às Unidades de Saúde.
    O Apoio Domiciliário Médico e de Enfermagem é também disponibilizado a utentes inscritos nas Unidades de Saúde que o solicitem.
  • Como posso ajudar quem precisa e em que ações posso participar?
    Se tem gosto e disponibilidade para exercer voluntariado com regularidade e de forma responsável e tem preferência pelas pessoas com mais de 65 anos, então pode candidatar-se a fazer companhia:
    • No domicílio, nos diversos serviços de Apoio Domiciliário ou no Programa Mais Voluntariado Menos Solidão
    • Nos Lares 
    - Se tem competências na Área das Atividades Corporais e Movimento ou das Artes
    • Pode apoiar atividades como o teatro, dança, reiki, yoga, ginástica, etc. e equipamentos de jovens e crianças e idosos
    - Se as crianças/jovens são a sua área de interesse então pode:
    • Apoiar no estudo
    • Apoiar os profissionais nas atividades desenvolvidas no âmbito dos Serviços (lares, estabelecimentos de infância, etc.)
    - Se as suas preferências vão para a área da saúde pode:
    • Apoiar os doentes em ambulatório nos Hospitais e Centros de Saúde
    • Apoiar os doentes internados nos Hospitais (HOSA e CMRA)
    - Se o seu interesse é a cultura então pode apoiar nas atividades:
    • Do Museu de S. Roque
    • Do Arquivo Histórico
    • Da Biblioteca
    Para mais informações sobre as atividades onde é possível exercer a actividade voluntária na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, aceda à área do site dedicada ao Voluntariado.
  • Precisam dos meus serviços como voluntário(a)?
    Todas as colaborações são bem-vindas, sendo necessário confirmar se a disponibilidade, motivações e perfil do(a) candidato(a) se enquadram às necessidades da instituição.
  • Para onde devo enviar a minha ficha de inscrição? E como se processa?
    Para se candidatar a voluntário da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa deve preencher e enviar a ficha de inscrição.

    Depois de efetuar a sua inscrição, as fases seguintes são:
    • Entrevista de seleção
    • Formação inicial
    • Enquadramento
  • Tenho de esperar muito tempo até ser admitido(a) como voluntário(a)?
    O tempo de espera será o mínimo necessário às diligências necessárias à conciliação das disponibilidades do(a) voluntário(a) com as necessidades da instituição.