Perguntas Frequentes



Como e onde posso fazer inscrição para Creche, Jardim-de-infância ou Creche Familiar?

Os pedidos de inscrição para as Creches, Creches familiares ou Jardins de Infância da SCML devem ser apresentados pelas famílias no próprio equipamento ou no serviço de Atendimento Social da sua área de residência. As inscrições decorrem durante todo o ano.

Como e onde posso fazer inscrição para Lar de Idosos?

A inscrição na valência de Lar de Idosos da SCML é feita através do serviço de Atendimento Social da sua área de residência.

Como e onde posso fazer inscrição para Centro de Dia?

Para inscrever-se nos centros de dia da SCML, deverá dirigir-se ao Centro de Dia ou ao serviço de Atendimento Social da sua área de residência.

Como e onde posso fazer inscrição para Apoio Domiciliário?

Para inscrição no Apoio Domiciliário da SCML deverá dirigir-se ao serviço de Atendimento Social da sua área de residência.

Tenho um problema de natureza social e económico e preciso de ajuda/informação/orientação.

Para ajuda, informação ou orientação de problemas de natureza social e/ou económico deverá dirigir-se ao serviço de Atendimento Social correspondente à sua área de residência e marcar uma entrevista. 

Como posso ser ama de uma creche familiar da SCML?

O pedido para a concessão da autorização para o exercício da atividade é efetuado mediante requerimento dirigido ao serviço competente do ISS, I.P., organismo responsável pela emissão da autorização para o exercício da atividade, de acordo com a verificação dos requisitos e condições legalmente estabelecidas.

As pessoas com licença para o exercício de atividade podem apresentar a candidatura na Direção de Recursos Humanos da SCML.



A Santa Casa tem Unidades de Saúde distribuídas pela cidade de Lisboa? A qual me devo dirigir?

A Santa Casa integra uma rede de oito unidades - Bairro da Boavista, Bairro Padre Cruz, Castelo, Vale de Alcântara, Dr. José Domingos Barreiro, Bairro do Armador, Liberdade, W+ e três extensões de saúde - Tapada, afeta à Unidade do Vale de Alcântara, Natália Correia, na dependência da Unidade do Castelo, e Telheiras, ligada à Unidade do Bairro Padre Cruz.

Que valências e especialidades existem nas Unidades de Saúde da Santa Casa e a quem se destinam?

Há consultas de Saúde Infantil e Juvenil, Saúde de Adulto/Idoso, atividades de enfermagem e outras. A quem não possa deslocar-se à Unidade de Saúde, os cuidados são prestados no domicílio.

É também facultado o acesso a consultas de Saúde Materna, Planeamento Familiar, Ginecologia e Obstetrícia, Saúde Mental, Estomatologia, Otorrinolaringologia, Oftalmologia, e Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica realizados no âmbito das consultas. Foi ainda criada, recentemente, uma consulta de Nutrição.

Qualquer pessoa tem acesso às Unidades de Saúde Santa Casa?

Para aceder aos cuidados de saúde que são disponibilizados em todas as Unidades, é necessário ter o Cartão de Saúde da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa que poderá ser solicitado na Direção de Emergência e Apoio à Inserção e nas Unidades de Intevenção e Desenvolvimento de Proximidade.

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa alargou, a todos os cidadãos, o acesso a cinco das onze Unidades de Saúde Santa Casa (USSC), proporcionando uma resposta de complementaridade ao Estado, no âmbito dos cuidados de saúde primários e secundários.

Qualquer pessoa, portuguesa ou estrangeira, que resida, trabalhe ou esteja de passagem por Lisboa, pode aceder aos serviços de saúde disponibilizados em ambulatório, em cinco USSC (Bairro Armador, Bairro Padre Cruz, Castelo, Dr. José Domingos Barreiro e Vale de Alcântara), bastando, para isso, marcar consulta, pelo telefone ou presencialmente.

25% das vagas da agenda diária de consultas e de outros cuidados de saúde, incluindo de enfermagem são assim disponibilizadas a todos os que não desejem obter o cartão de saúde Santa Casa, condição obrigatória para beneficiar destes serviços, mas queiram usufruir dos cuidados de saúde da Santa Casa. 

Os interessados devem, portanto, dirigir-se a uma destas cinco Unidades de Saúde, ter o atendimento clínico pretendido, não sendo necessário ser titular do cartão de Saúde da Santa Casa.



Onde posso inscrever-me nos Cursos de Formação Profissional da Santa Casa?

Serviço de Acolhimento, Orientação e Seleção - Front Office
Rua Conde de Ficalho, 4A/B
1700-114 Lisboa



Aldeia de Santa Isabel
Av. Dos Combatentes
Albarraque
2635-029 Rio de Mouro
 

Onde posso fazer o processo de Reconhecimento Validação e Certificação de Competências?

Para fazer o processo de Reconhecimento Validação e Certificação de Competências na SCML, deve inscrever-se no:


INFORMAÇÕES
Front Office - Atendimento no CEFC - Polo de Adultos
Rua Conde de Ficalho, 4A/B
1700-114 Lisboa

Segunda-feira:  09:00 às 12:00 | 14:00 às 16:30 | 18:00 às 20:30
Quinta-feira: 09:00 às 12:00 | 14:00 às 16:30




Como posso ajudar quem precisa e em que ações posso participar?

Se tem gosto e disponibilidade para exercer voluntariado com regularidade e de forma responsável e tem preferência pelas pessoas com mais de 65 anos, então pode candidatar-se a fazer companhia:
  • No domicílio, nos diversos serviços de Apoio Domiciliário ou no Programa Mais Voluntariado Menos Solidão
  • Nos Lares 
Se tem competências na Área das Atividades Corporais e Movimento ou das Artes:
  • Pode apoiar atividades como o teatro, dança, reiki, yoga, ginástica, etc. e equipamentos de jovens e crianças e idosos
Se as crianças/jovens são a sua área de interesse então pode:
  • Apoiar no estudo
  • Apoiar os profissionais nas atividades desenvolvidas no âmbito dos Serviços (lares, estabelecimentos de infância, etc.)
Se as suas preferências vão para a área da saúde pode:
  • Apoiar os doentes em ambulatório nos Hospitais e Centros de Saúde
  • Apoiar os doentes internados nos Hospitais (HOSA e CMRA)
Se o seu interesse é a cultura então pode apoiar nas atividades:
  • Do Museu de S. Roque
  • Do Arquivo Histórico
  • Da Biblioteca
Para mais informações sobre as atividades onde é possível exercer a actividade voluntária na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, aceda à área do site dedicada ao Voluntariado.

Precisam dos meus serviços como voluntário(a)?

Todas as colaborações são bem-vindas, sendo necessário confirmar se a disponibilidade, motivações e perfil do(a) candidato(a) se enquadram às necessidades da instituição.

Para onde devo enviar a minha ficha de inscrição? E como se processa?

Para se candidatar a voluntário da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa deve preencher e enviar a ficha de inscrição.

Depois de efetuar a sua inscrição, as fases seguintes são:
  • Entrevista de seleção
  • Formação inicial
  • Enquadramento

Tenho de esperar muito tempo até ser admitido(a) como voluntário(a)?

O tempo de espera será o mínimo necessário às diligências necessárias à conciliação das disponibilidades do(a) voluntário(a) com as necessidades da instituição.



Como posso saber se a Santa Casa tem casas para arrendar e quais os procedimentos?

Quais são os procedimentos para entregar um donativo em dinheiro?

O interessado pode dirigir-se diretamente à Tesouraria da SCML (Largo Trindade Coelho), entregando  a quantia pretendida, em cheque ou numerário, sendo-lhe emitido o respetivo recibo, pela Direção Financeira.

Se pretender entregar um donativo em cheque ou vale postal, deverá remete-lo em carta dirigida  à Tesouraria da SCML, recebendo na volta do correio o respetivo recibo.

Quando o interessado desejar que o seu ato de doação seja anónimo, poderá dirigir-se, também, a um balcão da CGD e fazer o respetivo depósito ou transferência bancária para a conta da SCML com o NIB 0035 0697 0000 5993903 07 da Rua do Ouro em Lisboa.

Quais são os procedimentos para Doação de Imóveis?

O interessado envia uma carta ou e-mail ao Departamento de Gestão Imobiliária e Património, demonstrando interesse na doação e identificando o imóvel, titulares da propriedade e a eventual existência de ónus ou encargos. A isto junta cópia da caderneta, certidão da conservatória e licença de utilização respetiva.

Após o envio destes documentos, será feita uma avaliação ao imóvel, para efeitos de tomada de decisão, que será posteriormente comunicada ao proponente.


INFORMAÇÕES
Largo Trindade Coelho
1200-470 Lisboa


A fração da SCML, da qual sou arrendatário/a apresenta alguns problemas que requerem intervenção urgente. O que devo fazer?

Deverá contactar a Unidade de Benemerências e Activos descrevendo a situação por escrito (e-mail ou carta), para que os Serviços possam adoptar as medidas adequadas ao problema.

Largo Trindade Coelho
1200-470 Lisboa


Quais são os procedimentos para doar roupas, eletrodomésticos, móveis e outros bens?

Deverá ser contatada a Unidade de Benemerências da Direção de Gestão Patrimonial para uma melhor identificação dos bens em causa, e para obter a informação relativa à sua eventual aceitação e local de entrega.


INFORMAÇÕES

Quem são os beneficiários?

Crianças e Jovens que beneficiam de abono de família pelo 1º escalão de rendimentos e residentes, atualmente ou à data de 15 de outubro, nas freguesias afetadas pelos incêndios.

Entidades inscritas e efetivas no Registo Nacional do Associativismo Jovem (RNAJ) que promovam o desenvolvimento das zonas, e da população, afetadas pelos incêndios de outubro 2017.

Entidades públicas ou privadas que visem a recuperação do ambiente, nas zonas afetadas pelos incêndios de outubro 2017.

Como beneficiar?

Consulte toda a informação sobre como beneficiar do Fundo Recomeçar no portal da iniciativa, em http://mais.scml.pt/recomecar/.