Agenda


Ciclo de conferências - Doces Pecados Ternas Virtudes

22 de Novembro de 2018
18:00 às 20:00
A Associação de Professores de Filosofia organiza a conferência Contraponto entre a Aretê e o dionisismo no mundo clássico, por José Manuel Marques e Pedro Mesquita.

Dada a ambiguidade que os termos pecado e virtude podem comportar, nomeadamente nas fronteiras que os separam ou aproximam, propomo-nos problematizar a difícil relação entre eles, a partir do período pré cristão, nomeadamente na antiguidade clássica grega.

No fundo trata-se de estabelecer um paralelo entra a arethê grega, virtude da justa media com o desmedido que é próprio do enthóusiasmos dionisíaco, característico dos mistérios em honra do deus do teatro.

Sobre os conferencistas:

José Manuel Gonçalves Marques, nasceu em Lisboa.

Licenciado em Filosofia e mestre em História e Cultura das Religiões é autor de várias conferências e artigos sobre temas de filosofia da espiritualidade e cultura religiosa. Nomeadamente: O amor em Platão, ressonâncias em Ficino, A compaixão, A música como Vontade de Poder, Estados alterados de consciência, Mozart e o mito de D. João, Dioniso, o senhor do imponderável.

Integrou várias direções da Associação de Professores de Filosofia e pertenceu aos corpos sociais da Sociedade Nacional de Belas Artes.

Ensina filosofia em Lisboa.

José Pedro Serra

Licenciado em Filosofia pela Faculdade de Letras de Lisboa e de Teologia na Universidade Católica Portuguesa. Mestre em Literatura Grega na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, defendendo a tese Dioniso. Aspectos dodionisismo na literatura grega e Doutorado em Cultura Clássica pela mesma universidade com a tese "Pensar o trágico - categorias da tragédia grega".

É membro docente do Departamento de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras de Lisboa, onde tem leccionado disciplinas na área do Grego, da Literatura Grega, do Teatro Antigo e da Cultura Clássica. Integra o Centro de Estudos Clássicos, onde coordena a linha de investigação sobre literatura e cultura gregas. Autor de conferências e artigos no âmbito da Filosofia, da Literatura e da Cultura Clássica, publicou "Pensar o Trágico", Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2006 (Prémio PEN na modalidade de Ensaio).

LOCAL:
Museu de São Roque

Participação gratuita mediante marcação prévia

Marcações/Informações:

Tel. 213 240 869/ 66/ 87