Agenda


Comemoração do Dia Mundial da Poesia

21 de Março de 2019
15:00 às 17:30
A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa assinala o Dia Mundial da Poesia com a realização de várias iniciativas, com o objetivo de fomentar o hábito e o prazer da leitura de textos poéticos e estimular a criatividade e o sentido estético dos formandos e de permitir a socialização da poesia, contribuindo para a sua divulgação junto de um público adulto diversificado.

A fim de valorizar a leitura e de a revestir das características de ato cultural que é, o Centro de Educação e Formação Certificação (CEFC) da SCML em articulação com a Biblioteca e o Serviço de Públicos e Desenvolvimento Cultural, prepararam atividades para que a comemoração deste dia se desenvolva em dois períodos e dois espaços. No período da manhã nas instalações do CEFC, para os formandos, e no período da tarde na Biblioteca da SCML, no Largo Trindade Coelho e na Igreja e Museu de São Roque, com estes dois últimos espaços a disponibilizar iniciativas abertas ao público.

Entre as atividades, destaca-se a decoração da árvore da poesia na receção do CEFC, a leitura a várias vozes de poemas pelos formandos dos vários cursos nas salas de formação e, da parte da tarde, a leitura para idosos do Centro Social da Sé na Biblioteca, bem como leitura de poemaas no Largo Trindade Coelho e na Casa do Pessoal. A Igreja e o Museu de São Roque recebem a representação de "Poetas em São Roque".

As atividades abertas ao público em geral decorrem às 15h00 no Largo Trindade Coelho e às 16h30 na Igreja e Museu de São Roque.

Este evento integra o conjunto de atividades para o ano de 2019 do projeto Experiências de Leitura e Escrita. 

O projeto Experiências de Leitura e Escrita pretende promover a aproximação dos adultos ao livro físico, virtual ou áudio livro, a obras literárias contemporâneas e clássicas; aproximá-los do prazer de ler e envolvê-los na educação literária, de forma a desenvolver a criatividade, a expressão oral, a reflexão, a autonomia e uma cidadania mais competente. Este projeto tem como objetivo específico elevar os hábitos de leitura e escrita e as competências dos formandos adultos.
Neste dia será lido poemas de autores portugueses, como por exemplo, Alexandre O'Neill, António Aleixo, Fernando Pessoa, Florbela Espanca, Sophia de Mello Breyner Andresen, entre outros.