Agenda


Debate Desafios da Inclusão na Migração

29 de Novembro de 2018
18:00 às 20:00
LOCAL:
Sala de Leitura da Biblioteca da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

As migrações, e a diversidade que acarretam, estão a transformar significativamente as nossas sociedades e nosso tecido demográfico, trazendo novos desafios de gestão nacionais e globais. Contudo sabemos que diversidade e inclusão são distintas e não necessariamente indissociáveis. Uma é uma realidade social, cultural e demográfica. A outra é um processo que procura a equidade e igualdade de oportunidades para todos, independentemente da sua origem. A inclusão é um processo que não acontece espontaneamente, necessita de intenção, resolução e força de vontade de todos os agentes envolvidos.

Este processo traz inúmeros obstáculos e desafios para a construção de comunidades coesas e diversas, mas também oportunidades para inovação social, evolução cultural e o progresso da Humanidade.

Face ao crescente movimento migratório e a globalização das sociedades a Reach Alliance quis (re)lançar este tema e falar com todos aqueles que lidam com as questões de inclusão no seu dia-a-dia, seja da perspectiva de comunidades migrantes, refugiadas, de organizações da sociedade civil ou de entidades públicas.

Nesta sessão procuraremos debater algumas questões:

Quais os maiores desafios que se colocam ao nível da inclusão para as migrações?
Quando é que uma pessoa imigrante sente que pertence e plenamente inserida na sociedade?
Como garantir a plena igualdade de oportunidades no acesso à educação, a cuidados de saúde, à habitação, ao mercado de trabalho?
Existe um verdadeiro diálogo intercultural entre a sociedade de acolhimento e as comunidades migrantes?
Como é que este tema está a ser trabalhado nas escolas, nas empresas, nas entidades públicas, na esfera política e social?
Como impedir vivências paralelas entre a sociedade de acolhimento e as comunidades migrantes?
Como promover sociedades coesas, diversas e prósperas?

Estas sessões de Dialogo pretendem ser tertúlias de debate e partilha aberta de conhecimento, opiniões e storytelling em tópicos relevantes para a promoção do Dialogo Intercultural.

INSCRIÇÃO:
Sendo uma sessão com lugares limitados, garanta o seu enviando um email para team@reach-alliance.org, enviando mensagem por messenger ou sms/whatsapp para o numero 91 351 2526. Local do evento é na Sala de Leitura da Biblioteca da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Texto Original: https://www.reach-alliance.org/event/migration-movements-and-social-inclusion/

PAINEL DEBATE
Moderação: Francisca Gorjão Henriques | Fundadora da Associação Pão a Pão para integração de Refugiados do Médio-Oriente

André Jorge | Coordenador, Plataforma de Apoio aos Refugiados
Myriam Taylor | Co-Fundadora da Muxima Bio e Ativista de Direitos Humanos e Anti-Racismo 
Iman Bugaighis | Ex-Porta Voz do Conselho de Transição Líbio 
Nilzete Pacheco | Diretora, ALCC- Associação Lusofonia Cultura e Cidadania 
Manuel Santos | Ativista Cívico, Plataforma de Reflexão Angola 
Flávio Almada | Rapper e Ativista Anti-Racismo, Plataforma Gueto