Agenda


Dia Internacional dos Arquivos

09 de Junho de 2019
08:00 às 23:00
A 9 de junho de 1948, a UNESCO criou o CIA (Conselho Internacional de Arquivos). Anualmente, a 9 de junho, assinala-se o Dia Internacional dos Arquivos, data que visa proporcionar condições para que se desenvolvam ações de promoção e divulgação da causa dos arquivos em todo o mundo.

O Arquivo Histórico da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa é fiel depositário de grande parte da história e memória de uma instituição com mais de 520 anos. A documentação histórica da Santa Casa, acondicionada em cerca de 4,5 km de prateleiras, é constituída sobretudo por documentos em suporte de papel, pergaminho, por fotografias e registos sonoros.

Cabe ao Arquivo Histórico coordenar e garantir o funcionamento e a guarda dos arquivos definitivo e intermédio da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, que são constituídos, essencialmente, por documentos produzidos e recebidos pela instituição, assim como pela biblioteca de livro antigo. Compete-lhe reunir, organizar, descrever, conservar, divulgar e disponibilizar o acervo documental da instituição e da sua biblioteca histórica.