Agenda


Exposição Tecer a Esperança: Magníficas vestes de Nossa Senhora do Loreto

16 de Março de 2019 a 19 de Maio de 2019
14:00 às 18:00
16 MARÇO A 19 MAIO 2019

Segunda: 14h00 às 18h00
Terça a domingo: 9h00 às 12h00 / 14h00 às 18h00
Local: Galeria de Exposições Temporárias do Museu de São Roque

Exposição integrada nas Comemorações dos 500 anos da criação da Igreja de Nossa Senhora do Loreto, ou Igreja dos Italianos em Lisboa, na qual se expõem os preciosos vestidos devocionais de Nossa Senhora do Loreto, dando a conhecer aspetos significativos da tradição religiosa que ao longo dos séculos representou um ponto de referência para as comunidades locais.

Esta exposição entretece duas histórias que têm como fio condutor o culto da Virgem de Loreto. 

Há 500 anos, em Lisboa, era fundada a Igreja de Nossa Senhora do Loreto, graças à iniciativa de alguns mercadores que pretendiam aqui construir a igreja da nação italiana. Foram anos durante os quais, em Itália, começaram a surgir as características imagens de madeira de Nossa Senhora e do Menino com as suas ricas vestes e joias. 

A Superintendência de Lazio realizou uma série de exposições intituladas "Tecer a Esperança" dedicadas a este característico fenómeno artístico, religioso e antropológico das Virgens vestidas, ainda bem presente em Itália. 
Também aqui em Lisboa se mostram estas vestes extraordinárias que demonstram a enorme habilidade dos artesãos locais e das monjas beneditinas, entre o século XVIII e XIX, na província de Frosinone (Lazio, Itália). 

Estas estátuas de madeira ricamente adornadas são veneradas nos seus altares ou   quando são transportadas em procissão pelas suas terras. São obras de arte e de devoção que transportam consigo sentimentos de toda uma comunidade.