Agenda


Inauguração da Exposição "CARTOGRAFIAS – ESCOLHEMOS ESTAR AQUI"

30 de Março de 2019
16:00 às 17:30
LOCAL Museu Coleção Berardo no Centro Cultural de Belém

O Museu Coleção Berardo, em parceria com o Agrupamento de Escolas Almeida Garrett e com a Fundação Aga Khan, têm a honra de convidar para a inauguração da exposição CARTOGRAFIAS - ESCOLHEMOS ESTAR AQUI, no âmbito do curso de formação "Curadoria para a Infância: da Infância para Todos", no dia 30 de março, sábado, pelas 16h00, na sala do Serviço Educativo do piso -1 do Museu Coleção Berardo.

Nos últimos 2 anos o Centro de Acolhimento Infantil Bº Padre Cruz, participou no projeto INTESYS - Sistemas Integrados para a infância: apoiar crianças e famílias em situação de vulnerabilidade, da Fundação Aga Khan e Fundação Calouste Gulbenkian. Este projeto teve por objetivo promover, nas suas políticas e práticas de serviços para a infância, a melhoria da integração nos serviços de Educação e Cuidados para a Infância (ECEC). A convicção de base é que a qualidade assenta também, numa maior integração de serviços, para todas as crianças, mas em particular para as crianças e famílias em situação de vulnerabilidade.

Considerando o trabalho desenvolvido em conjunto e tendo em vista reforçar os conhecimentos dos docentes na educação pré-escolar sobre os processos de conceção, organização e montagem de uma exposição de trabalhos de crianças em diferentes contextos educativos, o Agrupamento de Escolas Almeida Garrett, o Museu Coleção Berardo e a Fundação Aga Khan convidaram os restantes parceiros a participar na formação Curadoria para a Infância: Da Infância para todos. O CAI Bº Padre Cruz, não quis deixar de colaborar ativamente nesta parceria, aproveitando esta oportunidade única para partilhar e enriquecer os seus conhecimentos, de modo a aumentar a qualidade da sua resposta.
 
A exposição será composta por uma compilação de diversos trabalhos, dos diferentes parceiros.
 
O CAI Bº Padre Cruz, vai expor sob o tema das Expressões a Espiral dos Afetos que surgiu, tendo por base o modelo pedagógico adotado (Movimento da Escola Moderna) em  contexto do trabalho com famílias. Será exposta uma pintura realizada pela mãe de uma das crianças, que foi compondo com colagens de palavras escolhidas por outras famílias. Esta pintura, serviu de base à conceção de um jogo de exterior para as crianças, que através de desafios, apela à comunicação e cooperação. Algum dos elementos que compuseram este jogo, estarão expostos, bem como um filme com imagens de todo o processo realizado.