Agenda


Lisboa, cidade cosmopolita ontem e hoje

04 de Setembro de 2019 a 28 de Setembro de 2019
21:00 às 23:00
Local: Convento de São Pedro de Alcântara e vários bairros da cidade

"Lisboa, cidade cosmopolita ontem e hoje" é um ciclo de cinema ao ar livre e um conjunto de itinerários pela capital. Lugar de chegada e de partida permanente, Lisboa é historicamente cosmopolita e uma cidade que acolhe. Os migrantes que chegam, em diferentes épocas, por diferentes motivos, são os protagonistas. A alegria de ser acolhido pelo outro, mas também as dificuldades que se colocam aos que vêm de fora, o estrangeiro, são pontos essenciais da reflexão deste programa. 

Os filmes escolhidos contam histórias de pessoas que chegaram a Lisboa em diferentes contextos: fugindo da perseguição Nazi (Debaixo do ceú, Nicholas Oulman), procurando melhores condições de vida (Juventude em marcha, Pedro Costa e Galegos en Lisboa, Xan Leira). Falam também da desconfiança em relação ao outro, o estrangeiro que vem de fora: Viagem a Portugal, de Trefaut. É sobre estas questões que vamos falar nas conversas abertas. 

Cada sessão contará com um convidado especial (desde realizadores a especialistas na temática dos filmes) que vão promover conversas informais entre todos os presentes.

Consulte o PROGRAMA.

A participação é gratuita, mas requer marcação prévia.


INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES:
Serviço de Públicos e Desenvolvimento Cultural
Direção da Cultura
213 240 869/ 887/889