Agenda


Prevenção e rastreio do VIH da Liga Portuguesa Contra a Sida

01 de Dezembro de 2018
10:00 às 16:00
​A Câmara Municipal de Lisboa (CML) prepara-se para lançar uma nova campanha de sensibilização e prevenção do vírus da sida e a nossa casa não podia deixar de se associar a esta causa, promovendo igualmente iniciativas de sensibilização e rastreio do VHI.

Depois de, em junho de 2017, o município de Lisboa ter assinado uma declaração conjunta com outras duas câmaras municipais (Porto e Cascais), onde se comprometeu a implementar medidas com vista a acabar com o VIH, a CML prepara-se agora para lançar um novo esforço nesse sentido.

Para isso desenvolveu a campanha "parar o VIH está nas nossas mãos", integrada na estratégia "Lisboa, cidade sem Sida", liderada pela CML, a que a nossa casa se associa. Este projeto camarário ambiciona conseguir que, até 2020, 90 por cento da população infetada conheça o diagnóstico, esteja em tratamento e sem possibilidade de transmitir a doença, bem como mitigar, até 2030, a epidemia como problema de saúde pública.

A disseminação de informação com vista a capacitar os cidadãos para assim evitar comportamentos de risco, bem como a colaboração na introdução da profilaxia de pré-exposição na comunidade, são dois dos outros objetivos de uma campanha ambiciosa. É que para lá do mencionado, este esforço da CML visa também a mobilizar recursos para a saúde pública, a distribuição de material de prevenção e a implementação de um plano de ação para aumentar o diagnóstico precoce.

Para além de se associar a esta campanha, a nossa casa terá também um papel fundamental na próxima ação de sensibilização, prevenção e rastreio do VIH da Liga Portuguesa Contra a Sida. Neste sentido, a Misericórdia de Lisboa irá disponibilizar, já este sábado, dia 1 de dezembro, o seu estacionamento no Largo Trindade Coelho para que a Unidade Móvel de Rastreios da Liga Portuguesa Contra a SIDA - Saúde + Perto, aqui possa atuar. A carrinha da Liga estará a atender desde as 10H até as 16H do mesmo dia.