Notícias


acalma.online: Casa do Impacto lança plataforma de apoio psicológico por videoconsulta

03 Abril 2020
Desenvolvida pela Casa do Impacto, no âmbito do movimento Tech4covid19, acalma.online é uma plataforma de videoconsultas, que quer dar resposta aos efeitos da pandemia na saúde mental.

A adaptação a novos modelos de trabalho, o receio de ficar sem emprego, sem saúde ou de ficar privado de liberdade podem ser algumas das consequências do isolamento social. Grande parte dos portugueses não sai de casa há semanas. Assim será até ordem contrária. Passar os dias dentro de quatro paredes pode ter diferentes impactos, que se fazem sentir na economia, sociedade e na saúde, sobretudo mental.
 
Mas como podemos atenuar os efeitos do confinamento? Foi precisamente para dar resposta a esta pergunta que a Casa do Impacto, no âmbito do movimento Tech4covid19, criou acalma.online, uma plataforma nacional de apoio à saúde mental.

Esta rede online de profissionais conta já com 30 psicólogos, certificados pela Ordem, prontos para o ajudar a lidar com os desafios decorrentes da atual pandemia. Mas o número tende a aumentar, uma vez que mais psicólogos, igualmente certificados, podem juntar-se a esta iniciativa. Para tal, basta preencher o formulário, aqui.

Porque tempos extraordinários requerem ações extraordinárias, a plataforma acalma.online coloca, assim, psicólogo e paciente à distância de um clique. 

Preciso de apoio. Como posso obter ajuda? 

Tudo acontece online. Através da plataforma acalma.online, qualquer pessoa pode obter, gratuitamente e de forma simples e imediata, apoio na redução de sintomas associados à situação de crise atual. São realizadas videoconsultas (com duração entre 30 e 45 minutos) por psicólogos clínicos devidamente treinados. Através desta linha de apoio é promovido o desenvolvimento de competências psicológicas para lidar com os desafios decorrentes da atual pandemia.

Para tal basta marcar consulta, aqui, selecionar o psicólogo e a hora da consulta. Confirmado o agendamento, a sessão decorre na plataforma à hora agendada.