Notícias


Alunos da Orquestra Geração recebem tablets

21 Maio 2020
A Orquestra Geração Sistema Portugal atribuiu, recentemente, tablets a 23 jovens músicos da Orquestra Geração Santa Casa, de forma a potenciar a utilização dos meios digitais por parte dos mesmos. Com esta iniciativa, estes jovens poderão continuar a sua aprendizagem musical, ainda que em pleno contexto de pandemia. 

Estes equipamentos destinam-se a crianças e jovens da Equipa de Apoio à Família da Misericórdia de Lisboa, que não têm recursos tecnológicos para acompanhar o ensino da música à distância.
Para António Santinha, diretor da Unidade de Apoio à Autonomização da Santa Casa, esta entrega "pretende garantir que todos os alunos, que mais necessitam de meios tecnológicos, possam ter o acesso necessário para as aulas e ensaios da orquestra".

Segundo o responsável, desde o início do confinamento que "os professores de cordas e de sopros disponibilizaram-se para continuar as aulas da orquestra em suporte digital. A cada integrante foi, ainda, autorizado levar os instrumentos para casa", frisando que "cedo se percebeu que os alunos tinham meios diferentes e que esta situação dificultava a aprendizagem e criava desigualdade de oportunidade. 


O regresso da Orquestra Geração Santa Casa estava marcado para a edição deste ano da Feira do Livro de Lisboa, com um ensemble gratuito para todos os visitantes do certame, mas devido à pandemia da COVIDCovid-19, todos os concertos agendados foram cancelados, à semelhança do que já tinha acontecido com os concertos e estágios da Páscoa e o espetáculo de final do ano letivo.