Notícias


Apresentação de livro sobre intervenção da Santa Casa

"Intervenção Comunitária - Conhecimentos e Práticas da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa" é o título do livro, que será apresentado por Jordi Estivill.

A Sala B2.02, do ISCTE, em Lisboa, recebe na próxima terça-feira, 21 de novembro, pelas 18h30, a apresentação da obra. O livro é da autoria de Ana Maria Viana, Nuno Serra e Rogério Roque Amaro, com coordenação de Maria Natália Nunes. A apresentação está a cargo de Jordi Estivill, economista, sociólogo, professor universitário jubilado e perito internacional sobre Luta contra a Pobreza.

Ao longo do tempo, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) tem testemunhado momentos diferentes de crescimento na cidade, muitos dos quais marcados por desigualdades sociais e urbanísticas. Além disso, a instituição tem responsabilidade no que diz respeito à inclusão e à construção das comunidades, sobretudo nos bairros mais desfavorecidos, não só pela sua tradição secular de ajudar quem mais precisa, mas também pelos valores que preconiza.

"Intervenção Comunitária - Conhecimentos e Práticas da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa" é uma obra que sistematiza as experiências de desenvolvimento comunitário dos técnicos da instituição, na Lisboa da segunda metade do século XX e início do XXI, traçando um percurso de aprendizagem e observações que, mais do que um resumo do passado, constituem modelos e abordagens para o futuro.

Sobre o conferencista

Jordi Estivill, sociólogo e economista, é professor jubilado de Política Social da Universidade de Barcelona, onde dirigiu o Gabinete de Estudios Sociales, desde a sua fundação até 2003. Especialista em política social e laboral europeia, é autor de numerosas investigações e publicações sobre economia social e solidária.

Publicou vários livros em Portugal. Foi, a partir de 2000, professor do Mestrado de Economia Solidária do Instituto Universitário de Lisboa e membro do Conselho Científico do Centro de Estudos de Economia Social e Solidária do Atlântico, nos Açores, assim como de outras redes, nomeadamente a Xarxa de Economia Solidària da Catalunya e de associações, tais como EAPN - European Anti Poverty Network (Rede Europeia Anti-Pobreza) e a A3S.

Sobre a coordenadora e os autores


Maria Natália Nunes (coordenadora) é licenciada em Serviço Social pelo Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa. Exerceu funções na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Ana Maria Viana (autora) é técnica superior na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, licenciada em Serviço Social, pelo Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa, e pós-graduada em Estudos do Desenvolvimento no ISCTE-IUL.

Nuno Serra (autor) é geógrafo e exerce funções na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Doutorando na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

Rogério Roque Amaro (autor) é professor associado do Departamento de Economia Política da Escola de Ciências Sociais e Humanas do ISCTE-IUL. Licenciado e doutorado em Economia pela Université des Sciences Sociales II, de Grenoble, em França.

Informações sobre o local da apresentação:

ISCTE - INSTITUTO UNIVERSITÁRIO DE LISBOA
Edifício II, piso 2, sala B2.02
Av. das Forças Armadas, 1649-026 Lisboa
Tel.: +351 217 903 000

17 de novembro de 2017