Notícias


Capela de São Roque renasce na Ribeira das Naus

Este lugar de culto reabriu esta quarta-feira, totalmente renovado, e contou com a presença de diversas individualidades.

A Capela de São Roque do Arsenal da Marinha da Irmandade “Carpinteiros de Machado” reabriu esta quarta-feira, 13 de julho, completamente restaurada, graças ao apoio da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML). 

O provedor, Pedro Santana Lopes, o chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Macieira Fragoso, e o ministro da Defesa Nacional, José Azeredo Lopes, estiveram presentes nesta cerimónia, que começou com uma missa celebrada pelo Bispo das Forças Armadas, D. Manuel Linda, acompanhada pela Banda da Armada.

A recuperação da Capela de São Roque resultou de um acordo assinado em abril de 2015 entre a Misericórdia de Lisboa e a Marinha Portuguesa, o que permitiu o restauro da antiga sede da Irmandade Carpinteiros de Machado ou Navais, construída em 1760, segundo um projeto de Eugénio dos Santos.

No final da celebração eucarística, o Bispo das Forças Armadas, D. Manuel Linda, agradeceu e sublinhou a importância do apoio da Misericórdia de Lisboa que tornou possível a recuperação desta Capela. O Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Macieira Fragoso, visivelmente satisfeito com os resultados, salientou, também, que, sem este apoio da SCML, “não teria sido possível levar a cabo esta obra”. “Uma riqueza nacional, com obras de arte muito interessantes, antes escondidas pelos sinais do tempo e agora, de novo, bem à vista” foi como o Chefe do Estado-Maior classificou a Capela de São Roque.

Com uma fachada simples, rasgada por portal, encimado por uma janela e um crucifixo, a Capela de São Roque tem, no seu interior, uma nave única abobadada com uma decoração em estuque no teto. As paredes laterais são revestidas por painéis de azulejos historiados, setecentistas, representando cenas da vida de São Roque, padroeiro da Irmandade e da capela e o altar-mor, com o seu retábulo de talha dourada e tela pintada a óleo, tem cenas da vida do referido santo. 

Estiveram presentes na reabertura desta Capela o vice-provedor da Santa Casa, Edmundo Martinho, a administradora da Saúde, Helena Lopes da Costa, e o administrador dos Recursos Humanos, Ricardo Alves Gomes.

13 de julho de 2016


Fotografia: João Martins