Notícias


COVID-19 | Horários de funcionamento (atualizado a 20 março)

17 Março 2020
EM ATUALIZAÇÃO

Decorrente da atual circunstância de pandemia provocada pelo novo coronavírus, Covid-19, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa adotou medidas de prevenção e de atuação em vários equipamentos, adaptando os horários de funcionamento ao novo cenário epidemiológico nacional, nomeadamente:

  • Com exceção da Unidade de Saúde de Telheiras, que encerra às 20h, algumas Unidades de Saúde estão a praticar um horário de funcionamento de 7 horas diárias - das 8h às 15h ou das 9h às 16h, de acordo com o que for mais adequado para o território de abrangência da unidade. As pausas para almoço serão de 30 minutos.
  • Nas Unidades W+ (Núcleo de Adolescentes e Núcleo de Adultos e Crianças), todo o trabalho biopsicossocial será realizado por vídeo conferência a partir do domicílio, utilizando as ferramentas disponíveis.
  • As Unidades de Saúde da Liberdade e Bairro da Boavista e as extensões de saúde da Tapada, Bairro Padre Cruz e Natália Correia estarão encerradas. No exterior destas unidades encontra-se um aviso com indicação das Unidades de Saúde às quais os utentes se poderão dirigir.
  • No caso de receituário crónico, os médicos assistentes acompanham os seus utentes de referência garantindo o envio de prescrições, preferencialmente via email para o próprio utente ou cuidador.
  • Todas atividades de rastreio e ações de sensibilização na comunidade estão temporariamente suspensas.
  • No serviço odontopediátrico SOL - Saúde Oral de Lisboa toda a atividade estará suspensa, com exceção das situações comprovadamente urgentes e inadiáveis.
De reforçar que o acesso a todas as Unidades de Saúde da Santa Casa será efetuado pelo número máximo de 4 a 5 pessoas em simultâneo nas unidades de menor dimensão e cerca de 10 pessoas nas de maior dimensão.

As medidas agora adotadas vão ao encontro do solicitado pelo Governo Português e seguindo as indicações da Direção Geral de Saúde, sendo igualmente relevante apelar a toda a população para limitar as suas saídas de casa ao estritamente essencial, imprescindível e inadiável.

Conheça também os horários de funcionamento dos equipamentos e serviços de Ação Social.