Notícias


Educação, uma aposta no futuro

13 Março 2018
A Educação é uma das áreas centrais de atuação da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Saiba mais sobre a oferta formativa da instituição.

O trabalho desenvolvido pela Santa Casa na área da Educação expandiu-se nos últimos anos para novos públicos e novos contextos, com o objetivo de contribuir para a promoção da qualidade de vida da população. Desde a infância, passando pela formação profissional e ensino superior, são várias as respostas da instituição nesta área.

Escola Superior de Saúde do Alcoitão

A ESSA tem na sua oferta formativa Licenciaturas, Pós-graduações, Mestrados e Formações Contínuas, nas áreas da Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Terapia da Fala e Departamento de Política e Trabalho Social.

A excelente qualificação e empreendedorismo dos licenciados da ESSA é diariamente comprovada e reconhecida pelo mercado de trabalho, o que também é demonstrado pelo facto de os seus cursos apresentarem a mais baixa taxa de desemprego registado, comparativamente à média nacional nas suas áreas de formação.

A ESSA distingue-se por: melhores taxas de empregabilidade nas suas áreas de formação; 30 Bolsas de Estudo (10 bolsas em cada licenciatura - comportam 100% de financiamento das propinas de frequência); qualidade, credibilidade e experiência do corpo docente; orientação para o Estudante e valorização de aprendizagem em contexto real; estágios acompanhados desde o 1º ano; protocolos com cerca de 100 instituições académicas e entidades na área da saúde, educação e ação social; Programas de Mobilidade Europeus (Erasmus+); reconhecimento internacional dos cursos (compatibilidade dos graus académicos); integração em redes europeias de escolas congéneres; melhor Centro de Recursos Educativos nas suas áreas.

Infância

A SCML dispõe de vários estabelecimentos de educação pré-escolar na cidade de Lisboa. Nestes espaços são proporcionadas atividades educativas e de apoio à família a crianças desde os 3 anos, até à idade de ingresso no Ensino Básico.

Através da sua rede de estabelecimentos de infância, a Santa Casa procura dar resposta às necessidades das famílias que residem nas freguesias da sua área de intervenção - com prioridade na admissão de crianças em situação de perigo e/ou mais desfavorecidas, que necessitam de um apoio acrescido face à situação de vulnerabilidade das suas famílias.

Centro de Formação Profissional da Aldeia de Santa Isabel

O Centro de Formação Profissional da Aldeia de Santa Isabel, direcionado preferencialmente para jovens oriundos de meios sociais desfavorecidos e sem a escolaridade mínima obrigatória, desenvolve um conjunto de ofertas formativas de dupla certificação no âmbito do Catálogo Nacional de Qualificações, ao abrigo de Despacho Normativo próprio publicado em DR, 2ª série, nº 190 de 2 de Outubro de 2017 (DN nº 15).

O modelo de educação, formação e ação social intergeracional deste Centro distingue-se pela estratégia pedagógica facilitadora da aprendizagem que privilegia a articulação de conteúdos dos programas oficinais e escolares e em que a componente tecnológica é assegurada por um par pedagógico e desenvolvida em oficinas próprias que simulam contextos reais de trabalho.

A grande especificidade do modelo da ASI é precisamente a relação dinâmica e integradora que se estabelece entre as diferentes gerações na vivência comum de experiências enriquecedoras.

Para além da estrutura curricular definida no âmbito da modalidade de educação e formação de jovens, este Centro possibilita a participação dos jovens em atividades de desenvolvimento pessoal e social durante a frequência do curso, entre outras, Dança, Música e Expressão Artística.

Este Centro disponibiliza cursos de dupla certificação que conferem uma certificação profissional de nível 1, 2 e 4 e escolar de 6º, 9º e 12º ano de escolaridade, respetivamente.

Oferta formativa para ao ano letivo 2018/2019:

Percursos de qualificação de nível 1 (percurso formativo de 1 ano, conferindo o 6º ano de escolaridade): Operador de Jardinagem e Reparador de Carroçarias de Automóveis Ligeiros.
Percursos de qualificação de nível 2 (percurso formativo de 2 anos, conferindo o 9º ano de escolaridade): Cabeleireiro de Senhora, Manicura/Pedicura, Cozinheiro, Eletricista de Instalações, Carpinteiro de Limpos, Pintor de Veículos, Pintor de Construção Civil, Operador de Jardinagem, Reparador de Carroçarias de Automóveis Ligeiros, Costureiro Industrial de Tecidos.

Percursos de qualificação de nível 4 (percurso formativo de 2 anos, conferindo o 12º ano de escolaridade): Técnico de Instalações Elétricas.

Centro de Educação, Formação e Certificação (CEFC)

Ao CEFC podem recorrer todos os jovens e adultos que estejam interessados em ser orientados para desenvolver competências e aumentar as suas qualificações escolares e profissionais, independentemente da sua situação pessoal e/ou familiar ou do seu nível económico e social, sendo priorizados os grupos mais vulneráveis e desprotegidos da população residente na cidade de Lisboa e concelhos limítrofes.

Pólo Jovens - Percursos de qualificação de nível 2 (equivalência ao 9º ano de escolaridade) e nível 4 (equivalência ao 12º ano de escolaridade): Curso de Operador de Informática; Curso de Cozinheiro; Curso de Pasteleiro / Padeiro; Curso de Técnico de Informática - Sistemas.

Pólo Adultos - Reconhecer, Validar e Certificar as competências adquiridas ao longo da vida. Centro de certificação de competências que se constitui como uma estratégia integrada de formação e qualificação de adultos e tem em vista a obtenção de uma certificação escolar (RVC).

Percursos de dupla certificação de nível 2 (equivalência ao 9º ano de escolaridade) e nível 4 (equivalência ao 12º ano de escolaridade): Curso de Cabeleireiro; Curso de Cozinheiro; Curso Manicura / Pedicura; Curso de Técnico de Ação Educativa.