Notícias


Ericeira acolhe II Encontro Científico do Pousal

26 Novembro 2018
A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa realizou o II Encontro Cientifico da Obra Social do Pousal. Subordinado ao tema "Levantar os olhos do chão - Cuidar na multideficiência", o encontro aconteceu na sexta-feira, 23 de novembro, no auditório da Casa da Cultura Jaime Lobo e Silva, na Ericeira.

A iniciativa que se estendeu ao longo de todo o dia reuniu vários profissionais de instituições da área da saúde e solidariedade e abordou temas como os paradigmas da multideficiência, comunicação e cognição, a psicopatologia da deficiência ou ainda a construção da identidade na pessoa com deficiência intelectual.

O encontrou contou, ainda, com a participação do provedor da Misericórdia de Lisboa, Edmundo Martinho, que congratulou a organização do evento e reconhecendo o trabalho desenvolvido no Pousal.
"Temos conseguido retirar a carga negativa que esteve associada ao nome Pousal e aos poucos alteramos o paradigma. Hoje, o Pousal afirma-se como uma resposta de excelência na área da multideficiência".

Para o provedor, a área da multideficiência "é uma das áreas onde temos [Santa Casa] mais para evoluir", salientando que "a Misericórdia de Lisboa tem vindo a desenvolver medidas importantes de inclusão para as pessoas com deficiência, como é o caso do acesso ao emprego estável e com qualidade".

No final do encontro ainda houve tempo para a atuação do grupo Momento EN116, com o projeto "MULTIculturalidade, Dança II".