Notícias


ESSA recebe conferência europeia de terapeutas ocupacionais

04 Outubro 2018
"Aprendendo com o passado e moldando a educação futura na terapia ocupacional" é o tema em debate da conferência da European Network of Occupation Therapy in Higher Education (ENOTHE).

O 24º encontro anual da ENOTHE realiza-se, de 4 a 6 de outubro, na Escola Superior de Educação do Alcoitão (ESSA), contando com cerca de 400 participantes vindos de vários países. Coorganizada pela Escola Superior de Saúde do Alcoitão, a iniciativa visa partilhar conhecimento, experiências e atualização de práticas. Esta é a segunda vez que a Escola Superior de Saúde do Alcoitão recebe o encontro anual da ENOTHE. 

Além de várias apresentações e workshops, estão confirmadas as presenças de oradores internacionais como Linda Renton, David Rodrigues, Hanneke van Bruggen, Carmel Borg, Mershel PIllay, entre outros.

Para Marie-Antoinette Minis, presidente da ENOTHE, o propósito deste encontro é partilhar conhecimento e educar. "A nossa profissão está a mudar, está a desenvolver-se, e nós temos que acompanhar essa mudança".

Um terço dos participantes são estudantes, dois terços são profissionais, notou, destacando que é importante incutir aos mais jovens uma aprendizagem constante numa rede alargada, como é a europeia.

Visivelmente satisfeito, Rui Ribeiro, diretor da ESSA, destacou que esta conferência "é muito importante para a Escola Superior de Saúde do Alcoitão, para a Misericórdia de Lisboa e para a Terapia Ocupacional em Portugal, pelo privilégio de termos aqui, pela segunda vez, o encontro anual da European Network of Occupation Therapy in Higher Education".

"Este encontro permite a partilha de saberes, de experiências, onde se constroem parcerias e onde se antevê e discute o futuro", concluiu.

Reconhecida internacionalmente como exemplo de ensino de excelência, a Escola Superior de Saúde do Alcoitão foi criada pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa há mais de 50 anos, sendo a primeira escola em Portugal a formar profissionais em Fisioterapia, Terapia da Fala e Terapia Ocupacional.

A ENOTHE é uma organização preocupada com os padrões e a qualidade da educação profissional dos terapeutas ocupacionais em toda a Europa. Um dos principais objetivos é assegurar que haja um sistema educacional robusto para os terapeutas ocupacionais europeus, o que demonstra comparabilidade, alta qualidade e flexibilidade para responder às mudanças na saúde e questões sociais, política e prática. A ENOTHE está empenhada em harmonizar e melhorar os padrões de educação profissional, prática e pesquisa, bem como em promover esse conjunto de conhecimentos sobre terapia ocupacional e ciência ocupacional em toda a Europa.