Notícias


Fundo Rainha D. Leonor apoia Misericórdia de Castelo de Paiva

07 Outubro 2019



A Santa Casa da Misericórdia de Castelo de Paiva recebeu apoio do Fundo Rainha D. Leonor (FDRL) para reabilitar o lar de idosos e criar espaços exteriores. Um projeto importante para o concelho, na medida em que dá resposta às necessidades sociais mais urgentes da população.

A qualidade de vida dos idosos do lar da Santa Casa da Misericórdia de Castelo de Paiva, no distrito de Aveiro, melhorou. Com o apoio do Fundo Rainha D. Leonor, o lar foi reabilitado e os utentes passaram a ter mais conforto, bem-estar e espaços exteriores para convívio.

A obra foi inaugurada a 25 de setembro, permitindo melhores condições para os idosos e, simultaneamente, ganhos energéticos para este equipamento, que viu a sua sustentabilidade ser reforçada. O projeto de recuperação do lar da Misericórdia de Castelo Paiva recebeu 154.291,73 euros do Fundo Rainha D. Leonor.

Para além de resolver as más condições de temperatura a que os utentes estavam sujeitos, o lar possui agora uma ampla esplanada com vista para a serra e uma pérgula que adapta o terraço ao convívio exterior. Esta candidatura permitiu, igualmente, uma evolução muito positiva nos hábitos de envelhecimento ativo e no aumento de visitas de várias gerações. 

Recorde-se que o Fundo Rainha D. Leonor foi criado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, em parceria com a União das Misericórdias Portuguesas, para apoiar os valores e as atividades das Misericórdias de todo o País, no princípio da autonomia cooperante.


Saiba mais sobre o Fundo Rainha D. Leonor aqui.