Notícias


Fundo Rainha D. Leonor apoia Misericórdia de Paredes

16 Outubro 2019
A Misericórdia de Paredes recebeu um apoio de pouco mais de 180 mil euros do Fundo Rainha D. Leonor para concluir a reabilitação do lar e arranjar os espaços exteriores. 

Foi a pensar nos idosos que a Santa Casa da Misericórdia de Paredes, no distrito do Porto, avançou com a requalificação do edifício que acolhe o Lar Elias Moreira Neto. Inaugurada na passada quinta-feira, 10 de outubro, esta obra de requalificação veio permitir mais qualidade de vida aos idosos que frequentam o espaço diariamente.

Trata-se de uma candidatura inovadora, baseada na redistribuição de espaços no lar, que promove o envelhecimento ativo através da criação de uma sala de fisioterapia, de um espaço de acolhimento às famílias, de uma sala para ouvir música e para leitura e da ligação do edifício ao jardim das traseiras com circuito de manutenção e espaços de lazer.

Acresce que a intervenção teve lugar no antigo hospital da Misericórdia de Paredes (1902) devolvendo ao edifício a fachada original com a retirada de elementos estranhos e com o ordenamento do jardim para uso dos idosos e suas famílias. De salientar, igualmente, que a cozinha e dependências foram alvo de reestruturação total. 

O Fundo Rainha D. Leonor foi criado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, em parceria com a União das Misericórdias Portuguesas, para apoiar os valores e as atividades das Misericórdias de todo o País, no princípio da autonomia cooperante.

Saiba mais sobre o Fundo Rainha D. Leonor aqui.