Notícias


Homenagem ao padre António Vaz Pinto

05 Setembro 2019
A Santa Casa prestou, esta quarta-feira, 4 de setembro, homenagem ao padre António Vaz Pinto pelo serviço prestado enquanto reitor da Igreja de São Roque e Capelão da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

A cerimónia realizou-se nos claustros do Museu de São Roque e contou com a participação do provedor, Edmundo Martinho, e restante Mesa da Santa Casa.

Vários colaboradores da instituição fizeram, igualmente, questão de marcar presença nesta homenagem ao antigo reitor da Igreja de São Roque-
Edmundo Martinho sublinhou, no seu discurso, que "esta comissão de cinco anos à frente da Igreja de São Roque enriqueceu muita a Santa Casa, mas sobretudo enriqueceu-nos muito do ponto de vista intelectual e espiritual".

"Esta é uma homenagem justíssima", destacou ainda o provedor, lembrando que "a Santa Casa estará sempre de portas abertas para receber o padre Vaz Pinto".
Já António Vaz Pinto começou por afirmar que foi "uma honra ter servido esta casa e esta comunidade". "Foram cinco anos dos quais muito me orgulho e sei que saio daqui mais alegre do que quando cheguei", reforçou.

O sacerdote jesuíta lembrou ainda alguns episódios da sua comissão de serviço enquanto reitor da Igreja de São Roque e que a "Santa Casa deve continuar a trabalhar com a mesma dedicação e empenho, que a carateriza há seculos, em prol dos mais desfavorecidos".

O padre António Júlio Trigueiros é o novo reitor da Igreja de São Roque e Capelão da Misericórdia de Lisboa, recebendo assim a passagem de testemunho do padre António Vaz Pinto que tem como novo destino apostólico a comunidade de Évora.

Sobre o padre António Vaz Pinto

De uma família originária de Arouca, o padre António Vaz Pinto, nasceu em Lisboa, em 1942. Em 1965, entrou para o noviciado da Companhia de Jesus em Soutelo (Braga), tendo-se licenciado em Filosofia, em 1970, e em Teologia, em 1975, na Alemanha. Em 1974 foi ordenado sacerdote. Esteve vários anos ligado à Pastoral Universitária em Coimbra e Lisboa, foi Alto-comissário para a Imigração e Minorias Étnicas, foi diretor da revista Brotéria e reitor da Igreja de São Roque e capelão da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

GALERIA DE IMAGENS