Notícias


Hospital de Sant’Ana acolhe congresso Luso-Brasileiro

14 Junho 2019
O Hospital de Sant'Ana recebeu nos dias 13 e 14 de junho o Congresso Luso-Brasileiro de reeducação da mão, uma iniciativa promovida pela Associação Portuguesa de Terapia da Mão (APTM). O evento é realizado em colaboração com a Sociedade Brasileira de Terapia da Mão e conta com o apoio da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Ao longo dos dois dias de congresso foram discutidos temas que visa a reabilitação funcional do membro superior para os diversos casos de lesões e traumatismos, que envolvam partes ósseas, músculos, ligamentos, nervos periféricos e articulações.

A reeducação da mão trata as patologias, desde a raiz do membro superior, como as lesões do plexo braquial, que é o conjunto dos nervos que vai da coluna cervical à mão. 

Para António Duarte, presidente da APTM, este encontro "pretende reunir especialistas brasileiros e portugueses para uma partilha de saberes e técnicas essenciais para a evolução da terapia da mão".

À margem do congresso, decorreram nos últimos dois dias diversos Workshops centrados na importância da terapia da mão.

António Duarte, visivelmente satisfeito com o sucesso do encontro, alertou ainda para o facto de as unidades de saúde não estarem "preparadas para receber estes profissionais"
"Em Portugal somos cerca de 40 reeducadores da mão e desses 40 a maior parte saiu para o exterior, fruto de não encontrar no mercado de trabalho serviços adaptados para receber estes profissionais", concluiu.

O Congresso conta com a presença de profissionais do Hospital de Sant'Ana, como a ortopedista Sílvia Silvério, com a apresentação "Tratamento Cirúrgico da Rizartrose", na mesa redonda subordinada à Reeducação da Mão Artrósica, e a terapeuta ocupacional Maria João Ferreira, com a apresentação "Reeducação Pós Cirúrgica do Escafóide", na mesa redonda sobre Lesões Traumáticas da Mão e do Punho.