Notícias


Inauguração da Obra da Misericórdia de Ribeira Grande

15 Janeiro 2019
Teve lugar esta segunda-feira, 14 de janeiro, a inauguração da obra de reabilitação do Centro de Dia, ATL e ginásio intergeracional da Santa Casa da Misericórdia de Ribeira Grande. Esta obra teve um apoio do Fundo Rainha D. Leonor de 140 mil euros.

Atenta ao isolamento crescente dos idosos desta zona Norte da Ilha de S. Miguel, com esta obra a Misericórdia de Ribeira Grande reabilitou o Centro de Dia que passa a ter no mesmo espaço o ATL, provocando um contacto intergeracional natural e diário.

A obra teve ainda por objetivo promover o envelhecimento ativo e intergeracionalidade através do exercício físico dos mais idosos (ginásio) e, por outro lado, os pais ganham um local seguro para as ATL dos seus filhos.

A candidatura teve ainda a vantagem da reabilitação e aproveitamento patrimonial de um edifício simbólico que integra o torreão da antiga fábrica de chicória da Ribeira Grande (séc. XIX). 

O projeto contemplou a construção de um alpendre que, quando fechado conforme o clima, dá lugar a um jardim de inverno. Conseguiu-se com esta intervenção mais um espaço de convívio onde os utentes podem estar com as Famílias e longe da sala comum. Esse espaço passa a ser ladeado por dois jardins de cheiros em vez do anterior parque de estacionamento.

Outra inovação é o rompimento do muro que separava o Centro de Dia, o ATL e o Jardim de Infância para as hortas em estufa no terreno vizinho onde haverá passadiços que facilitam os movimentos dos mais velhos.