Notícias


Inscrições abertas para as jornadas do W+

De inscrição gratuita, estas jornadas destinam-se a todos os profissionais e estudantes que lidam com pessoas em situação de risco e vulnerabilidade psicológica.

“Pisar o risco - Respostas inovadoras de saúde com população de risco”, é o tema das jornadas, promovidas pela Unidade W+ da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), que se realizam no próximo dia 27 de novembro, entre as 9h00 e as 17h30, no auditório da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa.

Apresentar o trabalho desenvolvido desde 2003 e promover um espaço de reflexão sobre a população que está em situação de risco e vulnerabilidade biopsicossocial é o objetivo deste encontro.

Entre os temas a abordar incluem-se “Respostas inovadoras de saúde com população de risco”, o “O caminho faz-se a andar”, os “Diferentes olhares. O mesmo desafio”, as “Novas intervenções”, entre outros. A administradora da Saúde da Santa Casa, Helena Lopes da Costa participará na abertura do evento.

A Unidade de saúde W+ tem como principal objetivo a intervenção psicológica e psicoterapêutica com população com vulnerabilidade psicossocial. Intervém ainda na promoção da saúde e prevenção de comportamentos de risco através de uma equipa multidisciplinar.

O serviço, localizado na rua Duque de Palmela, em Lisboa, foi criado em 2003, durante a provedoria de Maria José Nogueira Pinto, com o principal objetivo de prestar apoio psicológico e planeamento familiar gratuito a jovens dos 12 aos 24 anos consideradas de risco devido ao seu contexto social ou familiar. 

Inicialmente vocacionada para apoiar os jovens de risco, a sua ação estendeu-se, a partir do ano 2010, a todas as faixas etárias. Para beneficiar deste serviço basta ser portador do cartão de saúde da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa que pode ser solicitado na Direção de Emergência e Apoio à Inserção ou nas Direções de Ação Social.

Para participar nas jornadas, preencha a ficha de inscrição aqui, até 20 de novembro.

Programa (pdf)

21 de outubro de 2015