Notícias


Misericórdia de Lisboa restaura Real Bandeira da Misericórdia de Melgaço

13 Novembro 2018
A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa restaurou integralmente a Real Bandeira da Santa Casa da Misericórdia de Melgaço, numa iniciativa do Fundo Rainha Dona Leonor (FRDL).

A Real Bandeira, importante símbolo da história e peso que a instituição ocupa na cidade Melgaço, foi descoberta, em avançado estado de degradação, durante uma visita técnica da equipa do FRDL para a realização das obras de conservação e restauro da igreja da Misericórdia de Melgaço.

Apesar do mau estado, a peça foi encaminhada para a Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva, onde no espaço de dois meses foi possível proceder ao restauro integral da obra, que foi oficialmente apresentada ao público, na exposição "Património, Memória e Inovação", onde ocupou um lugar de destaque, patente na Galeria de Exposições Temporárias do Museu de São Roque.

Jorge Ribeiro, provedor da Misericórdia de Melgaço, agradeceu todo o empenho e dedicação da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e do Fundo Rainha Dona Leonor, concluindo que "quando se está à frente de uma instituição com cinco séculos de existência, devemos ter bem presente que, além das responsabilidades sociais que devem nortear a nossa atuação, a preservação do nosso património histórico e cultural é também uma responsabilidade da qual não nos podemos demitir".

No mesmo local, foi ainda descoberto um exemplar do primeiro compromisso impresso, da Misericórdia de Lisboa, documento raro com mais de cinco séculos, sendo que apenas é conhecida a existência de dez exemplares em Portugal e um na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos da América.