Notícias


“Nós Reciclamos” para proteger o ambiente

A iniciativa é do comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública e conta com a parceria da SCML.

Promover a proteção ambiental, estimulando a reutilização e reciclagem de materiais é o objetivo do concurso “Nós Reciclamos” realizado em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), que vai ser apresentado esta quarta-feira, 8 de março, no antigo Comando Distrital de Lisboa da PSP.

“Nós Reciclamos - 2015” é uma iniciativa do comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública (COMETLIS). O concurso tem em vista a construção de um “Carro de Patrulha”.
 
A iniciativa é dirigida a crianças, jovens e idosos, visando o reforço dos laços de proximidade da PSP com a população destas faixas etárias. Esses objetivos inserem-se no Modelo Integrado de Policiamento de Proximidade, concretizado pelas Equipas dos Programas Escola Segura e Idosos em Segurança da PSP de Lisboa.
 
A primeira iniciativa, em 2013, envolveu alunos do 1.º e 2.ºciclos de 30 escolas da área da COMETLIS. No ano seguinte, foi alargado o âmbito de intervenção às instituições de apoio a idosos. Participaram 82 escolas e 62 instituições de apoio a idosos, num total de 144 instituições inscritas, o que envolveu cerca de 3000 pessoas. 
 
Nessa edição, (na qual a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa foi parceira como elemento do júri e com a participação de um prémio) participaram 10 estabelecimentos da SCML. O vencedor, na categoria “idosos”, foi o Instituto Médico-Pedagógico Condessa de Rilvas - Centro de Atividades Ocupacionais. Em 5.º lugar, ficou o Centro de Dia Santo Condestável e em 12.º o de S. José.
 
O concurso “Nós Reciclamos - 2015” volta agora a alargar o âmbito da sua participação, integrando escolas de ensino especial, ou Institutos similares, com 17 destas instituições inscritas. O total de inscrições é de 177, envolvendo 3560 pessoas. Estão representados vários estabelecimentos da SCML.

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa volta a participar como parceira e com a atribuição de três prémios, fazendo também parte do júri.

Este ano, a organização do evento conta com a participação da Fundação Joana Vasconcelos, da Fundação Champalimaud e do Instituto de Apoio à Criança. 
 
A cerimónia de avaliação da entrega dos prémios realizar-se-á no dia 22 de maio de 2015, no auditório da Fundação Champalimaud.



8 de abril de 2015