Notícias


Património e Memória em exposição

13 Setembro 2018
Inserido no ano europeu do património cultural, a Galeria de Exposições Temporárias do Museu de São Roque acolhe, a partir de 14 de setembro, a exposição "Património, Memória e Inovação". 

Nesta mostra podem ser vistos um conjunto de edifícios históricos intervencionados, cujo restauro foi apoiado pela Misericórdia de Lisboa. O objetivo da mostra é o de associar a cada edifício um objeto e uma história.

Da exposição, aberta até 11 de novembro, fazem parte três núcleos, um destinado ao património da instituição, outro ao património de terceiros e um ao património de outras misericórdias nacionais apoiadas no âmbito do Fundo rainha Dona Leonor.

Os dois primeiros núcleos exibem peças pouco conhecidas do Museu de São Roque e no espaço dedicado às misericórdias apoiadas pelo Fundo Rainha Dona Leonor foi selecionado um conjunto de peças, de cada uma das misericórdias, representativas das especificidades e riqueza imaterial de cada instituição.

Presente na inauguração da exposição, o provedor da instituição, Edmundo Martinho salientou o empenho que a instituição tem vindo a desenvolver "na preservação do património que é de todos", destacando o apoio dado a outras misericórdias portuguesas através do Fundo Rainha Dona Leonor.

No final da sua intervenção, Edmundo Martinho destacou ainda que a Misericórdia de Lisboa está a desenvolver esforços para "uma iniciativa específica de apoio ao património das misericórdias portuguesas no domínio cultural".

O coordenador nacional do ano europeu do património cultural, Guilherme d'Oliveira Martins, congratulou-se pelo "envolvimento de todos as misericórdias na perpetuação do património material e imaterial nacional", concluindo que " a valorização do património cultural pode e deve continuar a ser uma preocupação de todos após o término do ano europeu do património cultural". 

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa assume a responsabilidade cultural e social de preservação, conservação e valorização do seu património. 

Exposição Património, Memória e Inovação
Horário:
Segunda-feira das 14h00 às 19h00
Terça-feira e Quarta-feira das 10h00 às 19h00
Quinta-feira das 10h00 às 20h00
Sexta-feira a Domingo das 10h00 às 19h00
Encerrada todos os dias entre as 12h00 e as 14h00
Local: Galeria de exposições temporárias do Museu de São Roque