Notícias


Políticas e práticas de coprodução na europa em debate

15 Novembro 2019
O Instituto de Segurança Social (ISS), em Lisboa, acolheu, entre os dias 14 e 15 de novembro, a conferência internacional, da European Social Network, que contou com a participação da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Edmundo Martinho, provedor da Santa Casa, foi um dos convidados para a sessão de abertura deste que é um evento de referência na área dos serviços sociais a nível europeu. Presidida pelo presidente do conselho diretivo do Instituto de Segurança Social, Rui Fiolhais, esta sessão contou também com a presença do presidente da European Social Network (ESN), Christian Fillet.

Para Edmundo Martinho "todos devem fazer um esforço para incluir a coprodução no seu trabalho", concluindo que o forúm da ESN deve ser um local de exelência para a "partilha de boas práticas" de maneira a que "o trabalho desenvolvido diariamente atenda às expectativas das pessoas".  

Subordinado, este ano, ao tema "Coprodução e Cuidados Comunitários" - "coprodução" aqui entendida como a participação igualitária das pessoas e profissionais em todas as fases do planeamento, prestação e avaliação dos serviços sociais -, este fórum foi palco de vários debates e workshops em torno de três pilares principais: a coprodução na Europa e os seus desafios, a melhoria da qualidade dos serviços sociais e o desenvolvimento de um guia de coprodução europeia.

No painel dedicado às Práticas Inovadoras - que contou com Maria da Luz Cabral, diretora da Unidade de Missão da Santa Casa - foi, ainda, apresentado o programa "Lisboa, Cidade de Todas as Idades", que visa promover políticas integradas para a longevidade, assentes em 3 grandes eixos estratégicos - Vida Ativa, Vida Autónoma e Vida Apoiada.

A European Social Network é uma rede de mais de 125 membros de 33 países composta por associações nacionais, departamentos públicos de ação social, regiões, condados e municípios, agências de financiamento e regulação, universidades e outras organizações de pesquisa e desenvolvimento social.

GALERIA DE FOTOGRAFIAS