Notícias


Requalificação do Lar de Santa Isabel em Marco de Canaveses

28 Fevereiro 2019
O ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José António Vieira da Silva, marcou presença na inauguração da obra da Santa Casa da Misericórdia de Marco de Canaveses, que teve um apoio de 300 mil euros do Fundo Rainha D. Leonor.

A inauguração da obra, que permitiu a criação de espaço intergeracional e finalização da requalificação do Lar de Santa Isabel, teve lugar na quarta-feira, 27 de fevereiro, no auditório do Centro Paroquial vizinho, construído pelo arquiteto Siza Vieira.

O ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, classificou como "particularmente valioso o momento que partilhamos de investimento na recuperação de um lar de idosos. Saudá-lo é um imperativo de justiça porque, por vezes, valorizamos mais o fazer de novo do que o recuperar. Esta é a prova de que é possível valorizar o que foi feito no passado, melhorando a capacidade de resposta".

José António Vieira da Silva enalteceu a abordagem do projeto, sublinhando que "o envelhecimento tem de ser respondido pela sociedade no seu todo", concluindo que "temos de aprender a viver com o envelhecimento com um sentido de urgência. A rapidez do fenómeno é de tal ordem que impõe novas responsabilidades".

Na inauguração esteve também o presidente da União das Misericórdias Portuguesas, Manuel de Lemos, que lembrou que "com o Fundo Rainha D. Leonor, marcamos o futuro mais do que com a ‘última pedra', estamos a qualificar as respostas".

A obra agora inaugurada requalificou o Lar e permitiu a criação na plataforma anexa de um grande jardim acessível, com circuito de manutenção e usufruição por valências de diferentes gerações. Este novo jardim, com largas vistas, está aberto à Comunidade e propicia o contacto entre gerações, com as famílias e com a natureza, promovendo o envelhecimento ativo.

Para além dos ganhos sociais referidos, a candidatura provoca resultados alargados no tecido urbano uma vez que o lar da Santa Casa da Misericórdia de Marco de Canaveses se encontra defronte à Igreja premiada de Álvaro Siza Vieira.