Notícias


Santa Casa apresenta resposta pioneira

20 Maio 2019
O Centro de Capacitação D. Carlos I, em Lisboa, foi esta manhã apresentado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Esta é uma resposta pioneira a nível nacional para jovens com deficiência intelectual ligeira e moderada. 

O encontro contou com as presenças do provedor da instituição, Edmundo Martinho, do administrador da Ação Social, Sérgio Cintra, bem como de vários dirigentes da Santa Casa.
O espaço que foi reabilitado e restruturado para esta resposta, tem como principais valências uma residência autónoma com capacidade para sete jovens, uma equipa móvel de apoio para as situações de deficiência que se encontram alojadas nas diferentes respostas da Direção de Infância e Juventude da Santa Casa e, ainda, consultas de pedopsiquiatria.

Para Edmundo Martinho, esta é uma resposta "pioneira e que deve ser motivo de orgulho para toda a instituição", reafirmando que "a Santa Casa esteve e está empenhada em novas soluções que vão ao encontro essencialmente da pessoa e de quem mais necessita".

"Esta é uma solução fundamental para este público. Estes jovens, para além de todas as dificuldades que já encontraram, ainda têm o estigma da deficiência associada a eles. Queremos caminhar no sentido de um apoio total à sua autonomia e esta resposta que hoje apresentamos vai nesse sentido", concluiu o provedor.

O Centro de Capacitação D. Carlos I quer assume-se como uma resposta que promova condições de normalização de vida, pelo enquadramento dos jovens em apartamentos apoiados e ajustados às suas necessidades. Treinar competências, que contribuem para potenciar a independência funcional destes jovens e promover as competências pessoais e sociais, nomeadamente, em tudo o que envolva a adaptação a contextos de formação profissional.